Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Valdecir
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves, Kellyanne Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348
Resumo: Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.
id USCS_4cdb8e614f133b35d1ef40b84636fbb4
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3348
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismoAnalysis of the Jornal Nacional audience drop and the impacts on newscastAudience analysis. Jornal Nacional. Projectionimpacts on newscast.Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeçãoimpactos no telejornalismo.AudiênciaEste artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.This article makes a systematic analysis of theaudience drop of Jornal Nacional, the mainnews program of Brazilian television. From thestatistical analysis and empirical investigationof the audience ratings between 2000 and 2013,the article quantifies the audience drop as beingof 33.5%, makes comparisons with other channels,whose audiences also dropped, analyzespatterns of variation and presents projectionsfor the audience in the next 14 years. Lastly,it proposes hypotheses for the impact on newscast,which currently face identity and credibilitycrises.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/334810.13037/ci.vol16n32.3348Comunicação & Inovação; v. 16 n. 32 (2015): Comunicação & Inovação; 87-1022178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348/1813Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBecker, ValdecirAlves, Kellyanne Carvalho2022-10-04T19:12:42Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3348Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:42Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
Analysis of the Jornal Nacional audience drop and the impacts on newscast
title Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
spellingShingle Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
Becker, Valdecir
Audience analysis. Jornal Nacional. Projection
impacts on newscast.
Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção
impactos no telejornalismo.
Audiência
title_short Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
title_full Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
title_fullStr Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
title_full_unstemmed Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
title_sort Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
author Becker, Valdecir
author_facet Becker, Valdecir
Alves, Kellyanne Carvalho
author_role author
author2 Alves, Kellyanne Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Valdecir
Alves, Kellyanne Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Audience analysis. Jornal Nacional. Projection
impacts on newscast.
Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção
impactos no telejornalismo.
Audiência
topic Audience analysis. Jornal Nacional. Projection
impacts on newscast.
Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção
impactos no telejornalismo.
Audiência
description Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348
10.13037/ci.vol16n32.3348
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol16n32.3348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348/1813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 16 n. 32 (2015): Comunicação & Inovação; 87-102
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369299582976