Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade. |
id |
USCS_4cdb8e614f133b35d1ef40b84636fbb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3348 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismoAnalysis of the Jornal Nacional audience drop and the impacts on newscastAudience analysis. Jornal Nacional. Projectionimpacts on newscast.Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeçãoimpactos no telejornalismo.AudiênciaEste artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.This article makes a systematic analysis of theaudience drop of Jornal Nacional, the mainnews program of Brazilian television. From thestatistical analysis and empirical investigationof the audience ratings between 2000 and 2013,the article quantifies the audience drop as beingof 33.5%, makes comparisons with other channels,whose audiences also dropped, analyzespatterns of variation and presents projectionsfor the audience in the next 14 years. Lastly,it proposes hypotheses for the impact on newscast,which currently face identity and credibilitycrises.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/334810.13037/ci.vol16n32.3348Comunicação & Inovação; v. 16 n. 32 (2015): Comunicação & Inovação; 87-1022178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348/1813Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBecker, ValdecirAlves, Kellyanne Carvalho2022-10-04T19:12:42Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3348Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:42Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo Analysis of the Jornal Nacional audience drop and the impacts on newscast |
title |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
spellingShingle |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo Becker, Valdecir Audience analysis. Jornal Nacional. Projection impacts on newscast. Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção impactos no telejornalismo. Audiência |
title_short |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
title_full |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
title_fullStr |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
title_full_unstemmed |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
title_sort |
Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo |
author |
Becker, Valdecir |
author_facet |
Becker, Valdecir Alves, Kellyanne Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Kellyanne Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Valdecir Alves, Kellyanne Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audience analysis. Jornal Nacional. Projection impacts on newscast. Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção impactos no telejornalismo. Audiência |
topic |
Audience analysis. Jornal Nacional. Projection impacts on newscast. Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção impactos no telejornalismo. Audiência |
description |
Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348 10.13037/ci.vol16n32.3348 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol16n32.3348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3348/1813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 16 n. 32 (2015): Comunicação & Inovação; 87-102 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369299582976 |