Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais |
id |
USCS_78355f091742adcc2a93f6ce42cf731f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5512 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiroComunicaçãoPesquisa AplicadaMestrado PprofissionalPesquisa AplicadaO presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados ProfissionaisUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/551210.13037/ci.vol19n41.5512Comunicação & Inovação; v. 19 n. 41 (2018): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512/2559Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grechttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rebeca Nunes Guedes deGrec, Elisa Maria Curci2022-10-04T19:13:23Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5512Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:23Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
title |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
spellingShingle |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de Comunicação Pesquisa Aplicada Mestrado Pprofissional Pesquisa Aplicada |
title_short |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
title_full |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
title_fullStr |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
title_sort |
Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro |
author |
Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de |
author_facet |
Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de Grec, Elisa Maria Curci |
author_role |
author |
author2 |
Grec, Elisa Maria Curci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de Grec, Elisa Maria Curci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Pesquisa Aplicada Mestrado Pprofissional Pesquisa Aplicada |
topic |
Comunicação Pesquisa Aplicada Mestrado Pprofissional Pesquisa Aplicada |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512 10.13037/ci.vol19n41.5512 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol19n41.5512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512/2559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 19 n. 41 (2018): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369690701824 |