Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Grec, Elisa Maria Curci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais
id USCS_78355f091742adcc2a93f6ce42cf731f
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5512
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiroComunicaçãoPesquisa AplicadaMestrado PprofissionalPesquisa AplicadaO presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados ProfissionaisUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/551210.13037/ci.vol19n41.5512Comunicação & Inovação; v. 19 n. 41 (2018): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512/2559Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grechttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rebeca Nunes Guedes deGrec, Elisa Maria Curci2022-10-04T19:13:23Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5512Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:23Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
title Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
spellingShingle Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
Comunicação
Pesquisa Aplicada
Mestrado Pprofissional
Pesquisa Aplicada
title_short Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
title_full Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
title_fullStr Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
title_full_unstemmed Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
title_sort Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
author Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
author_facet Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
Grec, Elisa Maria Curci
author_role author
author2 Grec, Elisa Maria Curci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
Grec, Elisa Maria Curci
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Pesquisa Aplicada
Mestrado Pprofissional
Pesquisa Aplicada
topic Comunicação
Pesquisa Aplicada
Mestrado Pprofissional
Pesquisa Aplicada
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512
10.13037/ci.vol19n41.5512
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol19n41.5512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5512/2559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 19 n. 41 (2018): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369690701824