Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chisté,Priscila de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789
Resumo: Resumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação.
id UNESP-22_bae6f3021c5c5ef054dca1d593dcf651
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300789
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemáticaMestrado profissionalEnsinoMetodologia de pesquisaPesquisa-açãoResumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030015info:eu-repo/semantics/openAccessChisté,Priscila de Souzapor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300789Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.981049Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
title Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
spellingShingle Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
Chisté,Priscila de Souza
Mestrado profissional
Ensino
Metodologia de pesquisa
Pesquisa-ação
title_short Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
title_full Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
title_fullStr Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
title_full_unstemmed Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
title_sort Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
author Chisté,Priscila de Souza
author_facet Chisté,Priscila de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chisté,Priscila de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Ensino
Metodologia de pesquisa
Pesquisa-ação
topic Mestrado profissional
Ensino
Metodologia de pesquisa
Pesquisa-ação
description Resumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957607665664