Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789 |
Resumo: | Resumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação. |
id |
UNESP-22_bae6f3021c5c5ef054dca1d593dcf651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300789 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemáticaMestrado profissionalEnsinoMetodologia de pesquisaPesquisa-açãoResumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030015info:eu-repo/semantics/openAccessChisté,Priscila de Souzapor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300789Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.981049Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
title |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
spellingShingle |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática Chisté,Priscila de Souza Mestrado profissional Ensino Metodologia de pesquisa Pesquisa-ação |
title_short |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
title_full |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
title_fullStr |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
title_sort |
Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática |
author |
Chisté,Priscila de Souza |
author_facet |
Chisté,Priscila de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chisté,Priscila de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional Ensino Metodologia de pesquisa Pesquisa-ação |
topic |
Mestrado profissional Ensino Metodologia de pesquisa Pesquisa-ação |
description |
Resumo Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957607665664 |