A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1305 |
Resumo: | Tradicionalmente o ensino de filosofia tem se caracterizado por ser um amontoado de definições e dados referentes aos pensadores do passado. Isso se deve, em grande parte, à péssima qualidade dos Manuais Escolares que, entre tantas outras aberrações, confundem a filosofia com filosofismo. Desde seu surgimento, a filosofia é intrinsecamente dinâmica, prática e consequente. Em nossa contemporaneidade, na era das mídias, a filosofia da comunicação proporciona instrumental indispensável para análise e compreensão dos meios de produção, circulação e consumo de mensagens, provenientes das mais diferentes culturas. |
id |
USCS_8290f262c0923cc129970cd97ed9139c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1305 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMOTradicionalmente o ensino de filosofia tem se caracterizado por ser um amontoado de definições e dados referentes aos pensadores do passado. Isso se deve, em grande parte, à péssima qualidade dos Manuais Escolares que, entre tantas outras aberrações, confundem a filosofia com filosofismo. Desde seu surgimento, a filosofia é intrinsecamente dinâmica, prática e consequente. Em nossa contemporaneidade, na era das mídias, a filosofia da comunicação proporciona instrumental indispensável para análise e compreensão dos meios de produção, circulação e consumo de mensagens, provenientes das mais diferentes culturas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/130510.13037/ci.vol1n2.1305Comunicação & Inovação; v. 1 n. 2 (2001): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1305/957Copyright (c) 2011 Roberto Bazaninihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBazanini, Roberto2022-10-04T19:11:30Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1305Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:30Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
title |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
spellingShingle |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO Bazanini, Roberto |
title_short |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
title_full |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
title_fullStr |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
title_full_unstemmed |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
title_sort |
A FILOSOFIA NÃO É FILOSOFISMO |
author |
Bazanini, Roberto |
author_facet |
Bazanini, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazanini, Roberto |
description |
Tradicionalmente o ensino de filosofia tem se caracterizado por ser um amontoado de definições e dados referentes aos pensadores do passado. Isso se deve, em grande parte, à péssima qualidade dos Manuais Escolares que, entre tantas outras aberrações, confundem a filosofia com filosofismo. Desde seu surgimento, a filosofia é intrinsecamente dinâmica, prática e consequente. Em nossa contemporaneidade, na era das mídias, a filosofia da comunicação proporciona instrumental indispensável para análise e compreensão dos meios de produção, circulação e consumo de mensagens, provenientes das mais diferentes culturas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1305 10.13037/ci.vol1n2.1305 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1305 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol1n2.1305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1305/957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Roberto Bazanini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Roberto Bazanini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 1 n. 2 (2001): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368831918080 |