Música e televisão: Uma poética do videoclipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/817 |
Resumo: | A intenção deste artigo é mostrar alguns elementos que apresentam o videoclipe como uma linguagem audiovisual auto-suficiente, desautorizando as análises que o vêem como um mero produto repetitivo e superficial da indústria cultural, cuja única função é servir de commodity para a canção popular. Com essa autonomia, queremos demonstrar alguns dos procedimentos criativos do videoclipe, as novas formas de percepção e as dinâmicas da síntese música popular-televisão através de uma noção operativa básica: a sinestesia. |
id |
USCS_a6bc1f57ca2b0861b35869a7027394f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/817 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Música e televisão: Uma poética do videoclipeA intenção deste artigo é mostrar alguns elementos que apresentam o videoclipe como uma linguagem audiovisual auto-suficiente, desautorizando as análises que o vêem como um mero produto repetitivo e superficial da indústria cultural, cuja única função é servir de commodity para a canção popular. Com essa autonomia, queremos demonstrar alguns dos procedimentos criativos do videoclipe, as novas formas de percepção e as dinâmicas da síntese música popular-televisão através de uma noção operativa básica: a sinestesia.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/81710.13037/ci.vol1n1.817Comunicação & Inovação; v. 1 n. 1 (2000): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/817/666Copyright (c) 1969 Herom Vargashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Herom2022-10-04T19:11:22Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/817Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:22Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
title |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
spellingShingle |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe Vargas, Herom |
title_short |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
title_full |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
title_fullStr |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
title_full_unstemmed |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
title_sort |
Música e televisão: Uma poética do videoclipe |
author |
Vargas, Herom |
author_facet |
Vargas, Herom |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Herom |
description |
A intenção deste artigo é mostrar alguns elementos que apresentam o videoclipe como uma linguagem audiovisual auto-suficiente, desautorizando as análises que o vêem como um mero produto repetitivo e superficial da indústria cultural, cuja única função é servir de commodity para a canção popular. Com essa autonomia, queremos demonstrar alguns dos procedimentos criativos do videoclipe, as novas formas de percepção e as dinâmicas da síntese música popular-televisão através de uma noção operativa básica: a sinestesia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/817 10.13037/ci.vol1n1.817 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/817 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol1n1.817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/817/666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Herom Vargas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Herom Vargas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 1 n. 1 (2000): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368773197824 |