As representações sociais de violência nas sinopses de jogos eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Igor Lins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Gouveia, Raimundo Cândido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1561
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi analisar os conteúdos manifestados nas sinopses de jogos eletrônicos. A pesquisa foi embasada pela teoria das representações sociais, que enfatiza a forma em que os sujeitos constituem teorias, ditas do senso comum, as quais são construídas e compartilhadas. Foram coletadas cem sinopses de jogos eletrônicos de uma lista norte-americana dos títulos mais vendidos de 2007. A análise dos dados utilizou o software ALCESTE. Os resultados apontam que a violência não é abordada diretamente, sendo enfatizados aspectos referentes à movimentação, disputa e diversão. Palavras-chave: Representações sociais; violência; jogos eletrônicos. The social representations of violence in the electronic games synopsisThe objective of the study was to analyze the contents manifested in the synopsis of electronic games. The research was based by the social representations theory, which emphasizes the way in which the subjects constitute theories, known as common-sense, which are construed and shared. It was collected a hundred synopses of electronic games, found in a north-American list of the bestselling titles in 2007. The data analysis had utilized the ALCESTE software. The results pointed that violence is not broached directly, being emphasized aspects that involved movement, dispute and entertainment. Keywords: Social representations; violence; electronic games.
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