O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, João Batista Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627
Resumo: Na atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Frente aos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade.
id USCS_d257cbb4f5d79433c45efe191e41caeb
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1627
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na PublicidadeNa atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Frente aos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/162710.13037/ci.vol13n24.1627Comunicação & Inovação; v. 13 n. 24 (2012): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627/1180Copyright (c) 2012 João Batista Freitas Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, João Batista Freitas2022-10-04T19:11:44Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1627Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:44Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
title O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
spellingShingle O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
Cardoso, João Batista Freitas
title_short O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
title_full O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
title_fullStr O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
title_full_unstemmed O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
title_sort O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
author Cardoso, João Batista Freitas
author_facet Cardoso, João Batista Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, João Batista Freitas
description Na atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Frente aos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627
10.13037/ci.vol13n24.1627
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol13n24.1627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627/1180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 João Batista Freitas Cardoso
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 João Batista Freitas Cardoso
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 13 n. 24 (2012): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369196822528