O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627 |
Resumo: | Na atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Frente aos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade. |
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O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na PublicidadeNa atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Frente aos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/162710.13037/ci.vol13n24.1627Comunicação & Inovação; v. 13 n. 24 (2012): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627/1180Copyright (c) 2012 João Batista Freitas Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, João Batista Freitas2022-10-04T19:11:44Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1627Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:44Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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