A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera, Ricardo Alexandre
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/11
Resumo: Atualmente, as crianças têm um desenvolvimento intelectual muito superior às crianças de 10 anos atrás devido às oportunidades que lhes são oferecidas: computadores (Internet), televisão. No entanto, graças aos grandes centros urbanos e ao estilo de vida moderno, as crianças não têm condições de livremente expressarem-se corporalmente, pois que, com a redução de espaço, muitas vezes restritas a um apartamento, prendem-se ao computador e vídeo game, onde os movimentos físicos são minimizados o que contribui intensamente para o baixo aprimoramento da parte motora, tão importante para o desenvolvimento da criança. A seqüência de aquisição de habilidades motoras é geralmente invariável na primeira infância, mas o ritmo de aquisição difere de criança para criança. O desenvolvimento infantil é fascinante, desafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível. O sistema nervoso da criança apresenta um dinamismo evolucionário intenso nos primeiros anos de vida, devido a mielinização e a maturação progressiva. A maturação crescente do córtex promove a melhoria em funções motoras, com controle melhor do corpo. O esforço em manter a criança intelectualmente ativa, vez que a modernidade pouco obriga a raciocinar, e corporalmente passiva, compreendendo a necessidade de disciplina e modos corporais, implica em uma atenção especial por parte dos especialistas ligados à educação e a saúde. A atividade física e os jogos nesta fase do desenvolvimento são cruciais, ou mesmo decisivas na delimitação de hábitos saudáveis para uma vida ativa, levando ao desenvolvimento psicomotor, que faz com que a criança tenha um melhor desempenho escolar, convívio social e melhores condições de saúde, pois a criança descarrega a hiperatividade normal da idade. A necessidade de se verificar o conhecimento acerca da psicomotricidade, que é a parte da psicologia que trata do desenvolvimento motor, condição para o desenvolvimento sadio das crianças, e a aplicação desses conhecimentos junto aos alunos de pré-escola em Bauru, motivou esta pesquisa, que ora apresenta seus resultados. O método empregado foi o de questionário com perguntas abertas e fechadas, cujos dados foram tabulados e estudados. Os resultados demonstram que embora parte dos profissionais tenham a qualificação aceita pelo MEC, outra parte busca a qualificação desejada pelo MEC, ou seja Curso Superior. Ma isso não garante que os profissionais conheçam e ponham em prática conteúdos da Psicomotricidade. As professoras participantes, em todos os momentos mostram-se solícitas, assim como a Secretaria Municipal da Educação, e as Diretoras, que compreenderam e elogiaram a iniciativa. A compreensão da necessidade de estímulos adequados para o desenvolvimento total da criança, que influi na capacidade de aprendizado, foi a tônica da mensagem passada aos professores no ato da coleta de dados.
id USC_dc21f8599e32f05ad1e9b40e0608f22e
oai_identifier_str oai:localhost:tede/11
network_acronym_str USC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC
repository_id_str
spelling Vitta, Fabiana Cristina Frigieri dehttp://lattes.cnpq.br/3696028065401053CPF:26376238882http://lattes.cnpq.br/8095234317936446Aguilera, Ricardo Alexandre2015-09-14T09:17:45Z2012-07-112007-06-29AGUILERA, Ricardo Alexandre. A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP. 2007. 39 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/11Made available in DSpace on 2015-09-14T09:17:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_ricardo_alexandre_aguilera.pdf: 278502 bytes, checksum: 099d0dc4453d7657fbcda12f1f43f08e (MD5) Previous issue date: 2007-06-29Atualmente, as crianças têm um desenvolvimento intelectual muito superior às crianças de 10 anos atrás devido às oportunidades que lhes são oferecidas: computadores (Internet), televisão. No entanto, graças aos grandes centros urbanos e ao estilo de vida moderno, as crianças não têm condições de livremente expressarem-se corporalmente, pois que, com a redução de espaço, muitas vezes restritas a um apartamento, prendem-se ao computador e vídeo game, onde os movimentos físicos são minimizados o que contribui intensamente para o baixo aprimoramento da parte motora, tão importante para o desenvolvimento da criança. A seqüência de aquisição de habilidades motoras é geralmente invariável na primeira infância, mas o ritmo de aquisição difere de criança para criança. O desenvolvimento infantil é fascinante, desafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível. O sistema nervoso da criança apresenta um dinamismo evolucionário intenso nos primeiros anos de vida, devido a mielinização e a maturação progressiva. A maturação crescente do córtex promove a melhoria em funções motoras, com controle melhor do corpo. O esforço em manter a criança intelectualmente ativa, vez que a modernidade pouco obriga a raciocinar, e corporalmente passiva, compreendendo a necessidade de disciplina e modos corporais, implica em uma atenção especial por parte dos especialistas ligados à educação e a saúde. A atividade física e os jogos nesta fase do desenvolvimento são cruciais, ou mesmo decisivas na delimitação de hábitos saudáveis para uma vida ativa, levando ao desenvolvimento psicomotor, que faz com que a criança tenha um melhor desempenho escolar, convívio social e melhores condições de saúde, pois a criança descarrega a hiperatividade normal da idade. A necessidade de se verificar o conhecimento acerca da psicomotricidade, que é a parte da psicologia que trata do desenvolvimento motor, condição para o desenvolvimento sadio das crianças, e a aplicação desses conhecimentos junto aos alunos de pré-escola em Bauru, motivou esta pesquisa, que ora apresenta seus resultados. O método empregado foi o de questionário com perguntas abertas e fechadas, cujos dados foram tabulados e estudados. Os resultados demonstram que embora parte dos profissionais tenham a qualificação aceita pelo MEC, outra parte busca a qualificação desejada pelo MEC, ou seja Curso Superior. Ma isso não garante que os profissionais conheçam e ponham em prática conteúdos da Psicomotricidade. As professoras participantes, em todos os momentos mostram-se solícitas, assim como a Secretaria Municipal da Educação, e as Diretoras, que compreenderam e elogiaram a iniciativa. A compreensão da necessidade de estímulos adequados para o desenvolvimento total da criança, que influi na capacidade de aprendizado, foi a tônica da mensagem passada aos professores no ato da coleta de dados.application/pdfporIASCJ - Universidade Sagrado CoraçãoSaúde ColetivaUSCBRCiências da Saúde e BiológicasCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAA inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5701933641775721563600600600-753428887677182963-6173167103754495199info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USCinstname:Universidade do Sagrado Coração (USC)instacron:USCORIGINALdissertacao_ricardo_alexandre_aguilera.pdfapplication/pdf278502http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/11/1/dissertacao_ricardo_alexandre_aguilera.pdf099d0dc4453d7657fbcda12f1f43f08eMD51tede/112016-02-05 22:15:07.549oai:localhost:tede/11Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.usc.br:8443/http://tede2.usc.br:8080/oai/requestbiblicorjesu@unisagrado.edu.br||normalizacao@usc.bropendoar:2016-02-06T00:15:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC - Universidade do Sagrado Coração (USC)false
dc.title.por.fl_str_mv A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
title A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
spellingShingle A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
Aguilera, Ricardo Alexandre
CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
title_short A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
title_full A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
title_fullStr A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
title_full_unstemmed A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
title_sort A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
author Aguilera, Ricardo Alexandre
author_facet Aguilera, Ricardo Alexandre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3696028065401053
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:26376238882
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8095234317936446
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilera, Ricardo Alexandre
contributor_str_mv Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
topic CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
description Atualmente, as crianças têm um desenvolvimento intelectual muito superior às crianças de 10 anos atrás devido às oportunidades que lhes são oferecidas: computadores (Internet), televisão. No entanto, graças aos grandes centros urbanos e ao estilo de vida moderno, as crianças não têm condições de livremente expressarem-se corporalmente, pois que, com a redução de espaço, muitas vezes restritas a um apartamento, prendem-se ao computador e vídeo game, onde os movimentos físicos são minimizados o que contribui intensamente para o baixo aprimoramento da parte motora, tão importante para o desenvolvimento da criança. A seqüência de aquisição de habilidades motoras é geralmente invariável na primeira infância, mas o ritmo de aquisição difere de criança para criança. O desenvolvimento infantil é fascinante, desafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível. O sistema nervoso da criança apresenta um dinamismo evolucionário intenso nos primeiros anos de vida, devido a mielinização e a maturação progressiva. A maturação crescente do córtex promove a melhoria em funções motoras, com controle melhor do corpo. O esforço em manter a criança intelectualmente ativa, vez que a modernidade pouco obriga a raciocinar, e corporalmente passiva, compreendendo a necessidade de disciplina e modos corporais, implica em uma atenção especial por parte dos especialistas ligados à educação e a saúde. A atividade física e os jogos nesta fase do desenvolvimento são cruciais, ou mesmo decisivas na delimitação de hábitos saudáveis para uma vida ativa, levando ao desenvolvimento psicomotor, que faz com que a criança tenha um melhor desempenho escolar, convívio social e melhores condições de saúde, pois a criança descarrega a hiperatividade normal da idade. A necessidade de se verificar o conhecimento acerca da psicomotricidade, que é a parte da psicologia que trata do desenvolvimento motor, condição para o desenvolvimento sadio das crianças, e a aplicação desses conhecimentos junto aos alunos de pré-escola em Bauru, motivou esta pesquisa, que ora apresenta seus resultados. O método empregado foi o de questionário com perguntas abertas e fechadas, cujos dados foram tabulados e estudados. Os resultados demonstram que embora parte dos profissionais tenham a qualificação aceita pelo MEC, outra parte busca a qualificação desejada pelo MEC, ou seja Curso Superior. Ma isso não garante que os profissionais conheçam e ponham em prática conteúdos da Psicomotricidade. As professoras participantes, em todos os momentos mostram-se solícitas, assim como a Secretaria Municipal da Educação, e as Diretoras, que compreenderam e elogiaram a iniciativa. A compreensão da necessidade de estímulos adequados para o desenvolvimento total da criança, que influi na capacidade de aprendizado, foi a tônica da mensagem passada aos professores no ato da coleta de dados.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-29
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-14T09:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUILERA, Ricardo Alexandre. A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP. 2007. 39 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/handle/tede/11
identifier_str_mv AGUILERA, Ricardo Alexandre. A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP. 2007. 39 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5701933641775721563
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -753428887677182963
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -6173167103754495199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IASCJ - Universidade Sagrado Coração
dc.publisher.program.fl_str_mv Saúde Coletiva
dc.publisher.initials.fl_str_mv USC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Saúde e Biológicas
publisher.none.fl_str_mv IASCJ - Universidade Sagrado Coração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC
instname:Universidade do Sagrado Coração (USC)
instacron:USC
instname_str Universidade do Sagrado Coração (USC)
instacron_str USC
institution USC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/11/1/dissertacao_ricardo_alexandre_aguilera.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 099d0dc4453d7657fbcda12f1f43f08e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USC - Universidade do Sagrado Coração (USC)
repository.mail.fl_str_mv biblicorjesu@unisagrado.edu.br||normalizacao@usc.br
_version_ 1800410543838724096