A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005 |
Resumo: | O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa. |
id |
USF-1_1d5e5c8b9118955f1ca4c4d78bb3cc57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712005000200005 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduaçãoAvaliação discentePós-GraduaçãoConstrução de instrumentosO artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005Psico-USF v.10 n.2 2005reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712005000200005info:eu-repo/semantics/openAccessStein,Lilian MilnitskyFalcke,DenisePredebon,Juliana CarmonaRocha,Kátia BonesÁvila,Luciana Moreira deAzambuja,Mariana Porto Ruwer depor2011-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712005000200005Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
title |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
spellingShingle |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação Stein,Lilian Milnitsky Avaliação discente Pós-Graduação Construção de instrumentos |
title_short |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
title_full |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
title_fullStr |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
title_sort |
A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação |
author |
Stein,Lilian Milnitsky |
author_facet |
Stein,Lilian Milnitsky Falcke,Denise Predebon,Juliana Carmona Rocha,Kátia Bones Ávila,Luciana Moreira de Azambuja,Mariana Porto Ruwer de |
author_role |
author |
author2 |
Falcke,Denise Predebon,Juliana Carmona Rocha,Kátia Bones Ávila,Luciana Moreira de Azambuja,Mariana Porto Ruwer de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stein,Lilian Milnitsky Falcke,Denise Predebon,Juliana Carmona Rocha,Kátia Bones Ávila,Luciana Moreira de Azambuja,Mariana Porto Ruwer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação discente Pós-Graduação Construção de instrumentos |
topic |
Avaliação discente Pós-Graduação Construção de instrumentos |
description |
O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712005000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.10 n.2 2005 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786128334848 |