A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein,Lilian Milnitsky
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Falcke,Denise, Predebon,Juliana Carmona, Rocha,Kátia Bones, Ávila,Luciana Moreira de, Azambuja,Mariana Porto Ruwer de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005
Resumo: O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.
id USF-1_1d5e5c8b9118955f1ca4c4d78bb3cc57
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712005000200005
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduaçãoAvaliação discentePós-GraduaçãoConstrução de instrumentosO artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005Psico-USF v.10 n.2 2005reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712005000200005info:eu-repo/semantics/openAccessStein,Lilian MilnitskyFalcke,DenisePredebon,Juliana CarmonaRocha,Kátia BonesÁvila,Luciana Moreira deAzambuja,Mariana Porto Ruwer depor2011-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712005000200005Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
title A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
spellingShingle A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
Stein,Lilian Milnitsky
Avaliação discente
Pós-Graduação
Construção de instrumentos
title_short A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
title_full A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
title_fullStr A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
title_full_unstemmed A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
title_sort A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação
author Stein,Lilian Milnitsky
author_facet Stein,Lilian Milnitsky
Falcke,Denise
Predebon,Juliana Carmona
Rocha,Kátia Bones
Ávila,Luciana Moreira de
Azambuja,Mariana Porto Ruwer de
author_role author
author2 Falcke,Denise
Predebon,Juliana Carmona
Rocha,Kátia Bones
Ávila,Luciana Moreira de
Azambuja,Mariana Porto Ruwer de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein,Lilian Milnitsky
Falcke,Denise
Predebon,Juliana Carmona
Rocha,Kátia Bones
Ávila,Luciana Moreira de
Azambuja,Mariana Porto Ruwer de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação discente
Pós-Graduação
Construção de instrumentos
topic Avaliação discente
Pós-Graduação
Construção de instrumentos
description O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712005000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.10 n.2 2005
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786128334848