Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magalhães,Marilene Moreira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300012
Resumo: Este estudo verificou a relação existente entre leitura e escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como buscou por evidências de validade convergente-discriminante e de critério concorrente entre os instrumentos empregados. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados, coletivamente, foram um questionário de identificação dos sujeitos, a técnica de Cloze, a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE) e o Reconhecimento de Palavras (EREP). Foi possível constatar validade de construto convergente-discriminante entre os instrumentos, sendo que o Cloze mostrou-se sensível para captar a relação existente entre a aprendizagem da escrita e a compreensão em leitura. Os alunos com baixo desempenho na leitura foram os com pior desempenho na escrita, abarcando uma evidência de validade de critério concorrente para os instrumentos empregados.
id USF-1_2e9beb69f5382f584dc6285d1b6e5f71
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712014000300012
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino FundamentalLectoescritaEnsino fundamentalAvaliação psicoeducacionalEste estudo verificou a relação existente entre leitura e escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como buscou por evidências de validade convergente-discriminante e de critério concorrente entre os instrumentos empregados. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados, coletivamente, foram um questionário de identificação dos sujeitos, a técnica de Cloze, a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE) e o Reconhecimento de Palavras (EREP). Foi possível constatar validade de construto convergente-discriminante entre os instrumentos, sendo que o Cloze mostrou-se sensível para captar a relação existente entre a aprendizagem da escrita e a compreensão em leitura. Os alunos com baixo desempenho na leitura foram os com pior desempenho na escrita, abarcando uma evidência de validade de critério concorrente para os instrumentos empregados.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300012Psico-USF v.19 n.3 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712014019003011info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaMagalhães,Marilene Moreira da Silvapor2015-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000300012Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2015-01-09T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
title Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Lectoescrita
Ensino fundamental
Avaliação psicoeducacional
title_short Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
title_full Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
title_sort Relação entre medidas de Avaliação da Linguagem Escrita em estudantes do Ensino Fundamental
author Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author_facet Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Magalhães,Marilene Moreira da Silva
author_role author
author2 Magalhães,Marilene Moreira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Magalhães,Marilene Moreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lectoescrita
Ensino fundamental
Avaliação psicoeducacional
topic Lectoescrita
Ensino fundamental
Avaliação psicoeducacional
description Este estudo verificou a relação existente entre leitura e escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como buscou por evidências de validade convergente-discriminante e de critério concorrente entre os instrumentos empregados. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados, coletivamente, foram um questionário de identificação dos sujeitos, a técnica de Cloze, a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE) e o Reconhecimento de Palavras (EREP). Foi possível constatar validade de construto convergente-discriminante entre os instrumentos, sendo que o Cloze mostrou-se sensível para captar a relação existente entre a aprendizagem da escrita e a compreensão em leitura. Os alunos com baixo desempenho na leitura foram os com pior desempenho na escrita, abarcando uma evidência de validade de critério concorrente para os instrumentos empregados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712014019003011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.19 n.3 2014
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787604729856