A coerção e suas implicações na relação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viecili,Juliane
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Medeiros,José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200012
Resumo: Este artigo tem como objetivo examinar os comportamentos de aluno com história de fracasso escolar (CFE) e alunos sem história de fracasso escolar (SFE) e os comportamentos de coerção e estimulação positiva dos professores em relação a cada grupo de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo com aluno como foco da observação. Os resultados indicam a utilização diferenciada de coerção com alunos CFE e de estimulação positiva com alunos SFE. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.
id USF-1_3577d8e42a36a076591f179cc595d677
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712002000200012
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling A coerção e suas implicações na relação professor-alunoFracasso escolarCoerção em sala de aulaInteração professor-alunoEste artigo tem como objetivo examinar os comportamentos de aluno com história de fracasso escolar (CFE) e alunos sem história de fracasso escolar (SFE) e os comportamentos de coerção e estimulação positiva dos professores em relação a cada grupo de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo com aluno como foco da observação. Os resultados indicam a utilização diferenciada de coerção com alunos CFE e de estimulação positiva com alunos SFE. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200012Psico-USF v.7 n.2 2002reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712002000200012info:eu-repo/semantics/openAccessViecili,JulianeMedeiros,José Gonçalvespor2011-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712002000200012Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
title A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
spellingShingle A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
Viecili,Juliane
Fracasso escolar
Coerção em sala de aula
Interação professor-aluno
title_short A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
title_full A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
title_fullStr A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
title_full_unstemmed A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
title_sort A coerção e suas implicações na relação professor-aluno
author Viecili,Juliane
author_facet Viecili,Juliane
Medeiros,José Gonçalves
author_role author
author2 Medeiros,José Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viecili,Juliane
Medeiros,José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Coerção em sala de aula
Interação professor-aluno
topic Fracasso escolar
Coerção em sala de aula
Interação professor-aluno
description Este artigo tem como objetivo examinar os comportamentos de aluno com história de fracasso escolar (CFE) e alunos sem história de fracasso escolar (SFE) e os comportamentos de coerção e estimulação positiva dos professores em relação a cada grupo de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo com aluno como foco da observação. Os resultados indicam a utilização diferenciada de coerção com alunos CFE e de estimulação positiva com alunos SFE. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712002000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.7 n.2 2002
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786044448768