O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006 |
Resumo: | Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes. |
id |
USF-1_41f4ecc71d3441a33256bf6ca6ea5f07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712014000100006 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino SuperiorEducação superiorExpectativas acadêmicasVivências do estudanteEstudantes universitáriosOs desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006Psico-USF v.19 n.1 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Adriana BenevidesFrancischetto,VanuzaDutra,Betânia MarquesMiranda,Jacqueline Maia deNogueira,Cátia C. de C.Leme,Vanessa R.Araújo,Alexandra M.Almeida,Leandro S.por2014-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000100006Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-05-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
title |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
spellingShingle |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior Soares,Adriana Benevides Educação superior Expectativas acadêmicas Vivências do estudante Estudantes universitários |
title_short |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
title_full |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
title_fullStr |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
title_sort |
O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior |
author |
Soares,Adriana Benevides |
author_facet |
Soares,Adriana Benevides Francischetto,Vanuza Dutra,Betânia Marques Miranda,Jacqueline Maia de Nogueira,Cátia C. de C. Leme,Vanessa R. Araújo,Alexandra M. Almeida,Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Francischetto,Vanuza Dutra,Betânia Marques Miranda,Jacqueline Maia de Nogueira,Cátia C. de C. Leme,Vanessa R. Araújo,Alexandra M. Almeida,Leandro S. |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Adriana Benevides Francischetto,Vanuza Dutra,Betânia Marques Miranda,Jacqueline Maia de Nogueira,Cátia C. de C. Leme,Vanessa R. Araújo,Alexandra M. Almeida,Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Expectativas acadêmicas Vivências do estudante Estudantes universitários |
topic |
Educação superior Expectativas acadêmicas Vivências do estudante Estudantes universitários |
description |
Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712014000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.19 n.1 2014 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787555446784 |