Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012 |
Resumo: | Este estudo objetivou aplicar a Teoria de Resposta ao Item na análise das 15 questões de múltipla escolha de uma prova de estatística apresentada na forma de gráficos ou de tabelas estatísticas. Participaram 413 universitários, selecionados por conveniência, de duas instituições da rede particular de ensino superior, predominantemente do curso de Psicologia (91,5%). Os universitários foram 80% do gênero feminino e do período diurno (69,8%), com idades de 16 a 53 anos, média 24,4 e desvio padrão 7,4. A prova é predominantemente unidimensional e os itens são mais bem ajustados ao modelo logístico de três parâmetros. Os índices de discriminação, dificuldade e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Os resultados mostram as dificuldades apresentadas pelos estudantes com relação aos conceitos matemáticos e estatísticos, dificuldades essas observadas em outras pesquisas desde o ensino fundamental. Sugere-se que esses conceitos sejam tratados mais profundamente no ensino superior. |
id |
USF-1_4f557ad3ee45cd17be5ecb0f23ead0e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712005000200012 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitáriosRepresentação tabular e gráficaDificuldades matemáticasEstudantes de psicologiaEste estudo objetivou aplicar a Teoria de Resposta ao Item na análise das 15 questões de múltipla escolha de uma prova de estatística apresentada na forma de gráficos ou de tabelas estatísticas. Participaram 413 universitários, selecionados por conveniência, de duas instituições da rede particular de ensino superior, predominantemente do curso de Psicologia (91,5%). Os universitários foram 80% do gênero feminino e do período diurno (69,8%), com idades de 16 a 53 anos, média 24,4 e desvio padrão 7,4. A prova é predominantemente unidimensional e os itens são mais bem ajustados ao modelo logístico de três parâmetros. Os índices de discriminação, dificuldade e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Os resultados mostram as dificuldades apresentadas pelos estudantes com relação aos conceitos matemáticos e estatísticos, dificuldades essas observadas em outras pesquisas desde o ensino fundamental. Sugere-se que esses conceitos sejam tratados mais profundamente no ensino superior.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012Psico-USF v.10 n.2 2005reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712005000200012info:eu-repo/semantics/openAccessVendramini,Claudette Maria MedeirosDias,Anelise Silvapor2011-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712005000200012Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
title |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
spellingShingle |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários Vendramini,Claudette Maria Medeiros Representação tabular e gráfica Dificuldades matemáticas Estudantes de psicologia |
title_short |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
title_full |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
title_fullStr |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
title_full_unstemmed |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
title_sort |
Teoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários |
author |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros |
author_facet |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros Dias,Anelise Silva |
author_role |
author |
author2 |
Dias,Anelise Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros Dias,Anelise Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação tabular e gráfica Dificuldades matemáticas Estudantes de psicologia |
topic |
Representação tabular e gráfica Dificuldades matemáticas Estudantes de psicologia |
description |
Este estudo objetivou aplicar a Teoria de Resposta ao Item na análise das 15 questões de múltipla escolha de uma prova de estatística apresentada na forma de gráficos ou de tabelas estatísticas. Participaram 413 universitários, selecionados por conveniência, de duas instituições da rede particular de ensino superior, predominantemente do curso de Psicologia (91,5%). Os universitários foram 80% do gênero feminino e do período diurno (69,8%), com idades de 16 a 53 anos, média 24,4 e desvio padrão 7,4. A prova é predominantemente unidimensional e os itens são mais bem ajustados ao modelo logístico de três parâmetros. Os índices de discriminação, dificuldade e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Os resultados mostram as dificuldades apresentadas pelos estudantes com relação aos conceitos matemáticos e estatísticos, dificuldades essas observadas em outras pesquisas desde o ensino fundamental. Sugere-se que esses conceitos sejam tratados mais profundamente no ensino superior. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712005000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.10 n.2 2005 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786395721728 |