Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010 |
Resumo: | Objetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade. |
id |
USF-1_52fdf4e0ffdbfd4b15e3f6209ec8aa41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712012000100010 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridadeCogniçãoMemóriaIdososObjetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010Psico-USF v.17 n.1 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira-Fabrício,AlineLima-Silva,Thaís BentoKissaki,Priscilla TiemiVieira,Marcela GuidettiOrdonez,Tiago NascimentoOliveira,Thalita Bianchi deAramaki,Flávia OgavaSouza,Patrícia FerreiraYassuda,Mônica Sanchespor2012-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000100010Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-05-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
title |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
spellingShingle |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade Teixeira-Fabrício,Aline Cognição Memória Idosos |
title_short |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
title_full |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
title_fullStr |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
title_sort |
Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade |
author |
Teixeira-Fabrício,Aline |
author_facet |
Teixeira-Fabrício,Aline Lima-Silva,Thaís Bento Kissaki,Priscilla Tiemi Vieira,Marcela Guidetti Ordonez,Tiago Nascimento Oliveira,Thalita Bianchi de Aramaki,Flávia Ogava Souza,Patrícia Ferreira Yassuda,Mônica Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Lima-Silva,Thaís Bento Kissaki,Priscilla Tiemi Vieira,Marcela Guidetti Ordonez,Tiago Nascimento Oliveira,Thalita Bianchi de Aramaki,Flávia Ogava Souza,Patrícia Ferreira Yassuda,Mônica Sanches |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira-Fabrício,Aline Lima-Silva,Thaís Bento Kissaki,Priscilla Tiemi Vieira,Marcela Guidetti Ordonez,Tiago Nascimento Oliveira,Thalita Bianchi de Aramaki,Flávia Ogava Souza,Patrícia Ferreira Yassuda,Mônica Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Memória Idosos |
topic |
Cognição Memória Idosos |
description |
Objetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712012000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.17 n.1 2012 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787183202304 |