Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira-Fabrício,Aline
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima-Silva,Thaís Bento, Kissaki,Priscilla Tiemi, Vieira,Marcela Guidetti, Ordonez,Tiago Nascimento, Oliveira,Thalita Bianchi de, Aramaki,Flávia Ogava, Souza,Patrícia Ferreira, Yassuda,Mônica Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010
Resumo: Objetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade.
id USF-1_52fdf4e0ffdbfd4b15e3f6209ec8aa41
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712012000100010
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridadeCogniçãoMemóriaIdososObjetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010Psico-USF v.17 n.1 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira-Fabrício,AlineLima-Silva,Thaís BentoKissaki,Priscilla TiemiVieira,Marcela GuidettiOrdonez,Tiago NascimentoOliveira,Thalita Bianchi deAramaki,Flávia OgavaSouza,Patrícia FerreiraYassuda,Mônica Sanchespor2012-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000100010Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-05-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
title Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
spellingShingle Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
Teixeira-Fabrício,Aline
Cognição
Memória
Idosos
title_short Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
title_full Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
title_fullStr Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
title_full_unstemmed Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
title_sort Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade
author Teixeira-Fabrício,Aline
author_facet Teixeira-Fabrício,Aline
Lima-Silva,Thaís Bento
Kissaki,Priscilla Tiemi
Vieira,Marcela Guidetti
Ordonez,Tiago Nascimento
Oliveira,Thalita Bianchi de
Aramaki,Flávia Ogava
Souza,Patrícia Ferreira
Yassuda,Mônica Sanches
author_role author
author2 Lima-Silva,Thaís Bento
Kissaki,Priscilla Tiemi
Vieira,Marcela Guidetti
Ordonez,Tiago Nascimento
Oliveira,Thalita Bianchi de
Aramaki,Flávia Ogava
Souza,Patrícia Ferreira
Yassuda,Mônica Sanches
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira-Fabrício,Aline
Lima-Silva,Thaís Bento
Kissaki,Priscilla Tiemi
Vieira,Marcela Guidetti
Ordonez,Tiago Nascimento
Oliveira,Thalita Bianchi de
Aramaki,Flávia Ogava
Souza,Patrícia Ferreira
Yassuda,Mônica Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Memória
Idosos
topic Cognição
Memória
Idosos
description Objetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712012000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.17 n.1 2012
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787183202304