Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Marcus Levi Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Balbinotti,Marcos Alencar Abaide, Saldanha,Ricardo Pedroso, Diehl,Aline Bonini Reis Pedroso, Balbinotti,Carlos Adelar Abaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300529
Resumo: Resumo O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.
id USF-1_55b0a9cd7c3a4352e78700e9ce96eef5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712019000300529
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolarautodeterminaçãomotivaçãoesportes, equações estruturaisResumo O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300529Psico-USF v.24 n.3 2019reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712019240310info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Marcus Levi LopesBalbinotti,Marcos Alencar AbaideSaldanha,Ricardo PedrosoDiehl,Aline Bonini Reis PedrosoBalbinotti,Carlos Adelar Abaidepor2019-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712019000300529Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2019-10-08T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
title Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
spellingShingle Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
Barbosa,Marcus Levi Lopes
autodeterminação
motivação
esportes, equações estruturais
title_short Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
title_full Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
title_fullStr Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
title_full_unstemmed Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
title_sort Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar
author Barbosa,Marcus Levi Lopes
author_facet Barbosa,Marcus Levi Lopes
Balbinotti,Marcos Alencar Abaide
Saldanha,Ricardo Pedroso
Diehl,Aline Bonini Reis Pedroso
Balbinotti,Carlos Adelar Abaide
author_role author
author2 Balbinotti,Marcos Alencar Abaide
Saldanha,Ricardo Pedroso
Diehl,Aline Bonini Reis Pedroso
Balbinotti,Carlos Adelar Abaide
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Marcus Levi Lopes
Balbinotti,Marcos Alencar Abaide
Saldanha,Ricardo Pedroso
Diehl,Aline Bonini Reis Pedroso
Balbinotti,Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv autodeterminação
motivação
esportes, equações estruturais
topic autodeterminação
motivação
esportes, equações estruturais
description Resumo O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300529
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000300529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712019240310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.24 n.3 2019
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788712026112