Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100025 |
Resumo: | Resumo O Social Skills Rating System é uma das medidas mais frequentemente mencionadas na literatura internacional na avaliação das habilidades sociais de crianças, possuindo propriedades de validade e confiabilidade bastante satisfatórias em diversos países. A versão brasileira do instrumento, o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, foi submetida a processos de validação em dois momentos diferentes, por dois métodos de redução de dados: Componentes Principais (SSRS-BR, 2009) e Principal Axis Factoring (PAF), com posterior Análise Fatorial Confirmatória (SSRS-BR2, 2015). O objetivo deste artigo é comparar os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras dessas escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de: (a) métodos de extração e análise de dados; (b) índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade e (c) composição fatorial final e conteúdo das escalas. Possíveis refinamentos psicométricos advindos do SSRS-BR2 são discutidos, assim como suas implicações para procedimentos de avaliação de habilidades sociais em crianças. |
id |
USF-1_58505be31de2a6ab9ec4797dc8b8ae8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712016000100025 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literaturahabilidades sociaisanálise fatorialvalidação de escalascriançasResumo O Social Skills Rating System é uma das medidas mais frequentemente mencionadas na literatura internacional na avaliação das habilidades sociais de crianças, possuindo propriedades de validade e confiabilidade bastante satisfatórias em diversos países. A versão brasileira do instrumento, o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, foi submetida a processos de validação em dois momentos diferentes, por dois métodos de redução de dados: Componentes Principais (SSRS-BR, 2009) e Principal Axis Factoring (PAF), com posterior Análise Fatorial Confirmatória (SSRS-BR2, 2015). O objetivo deste artigo é comparar os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras dessas escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de: (a) métodos de extração e análise de dados; (b) índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade e (c) composição fatorial final e conteúdo das escalas. Possíveis refinamentos psicométricos advindos do SSRS-BR2 são discutidos, assim como suas implicações para procedimentos de avaliação de habilidades sociais em crianças.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100025Psico-USF v.21 n.1 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210103info:eu-repo/semantics/openAccessFreita,Lucas CordeiroBandeira,MarinaDel Prette,AlmirDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2016-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000100025Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2016-04-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
title |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
spellingShingle |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura Freita,Lucas Cordeiro habilidades sociais análise fatorial validação de escalas crianças |
title_short |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
title_full |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
title_fullStr |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
title_full_unstemmed |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
title_sort |
Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System : Uma Revisão da Literatura |
author |
Freita,Lucas Cordeiro |
author_facet |
Freita,Lucas Cordeiro Bandeira,Marina Del Prette,Almir Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira,Marina Del Prette,Almir Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freita,Lucas Cordeiro Bandeira,Marina Del Prette,Almir Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais análise fatorial validação de escalas crianças |
topic |
habilidades sociais análise fatorial validação de escalas crianças |
description |
Resumo O Social Skills Rating System é uma das medidas mais frequentemente mencionadas na literatura internacional na avaliação das habilidades sociais de crianças, possuindo propriedades de validade e confiabilidade bastante satisfatórias em diversos países. A versão brasileira do instrumento, o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, foi submetida a processos de validação em dois momentos diferentes, por dois métodos de redução de dados: Componentes Principais (SSRS-BR, 2009) e Principal Axis Factoring (PAF), com posterior Análise Fatorial Confirmatória (SSRS-BR2, 2015). O objetivo deste artigo é comparar os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras dessas escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de: (a) métodos de extração e análise de dados; (b) índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade e (c) composição fatorial final e conteúdo das escalas. Possíveis refinamentos psicométricos advindos do SSRS-BR2 são discutidos, assim como suas implicações para procedimentos de avaliação de habilidades sociais em crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712016210103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.21 n.1 2016 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787926642688 |