Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190 |
Resumo: | Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades. |
id |
VERACRUZ-0_a97a7522f390cc4344736f89539fcbe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39190 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational ScenarioAltas HabilidadesEscalaSuperdotação.Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3919010.34117/bjdv7n11-102Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103214-103224Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103214-103224Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103214-1032242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Maria Victória de AraujoSoares, Davi Augusto dos SantosPiovesan, Angélica de Fátima2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39190Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:35.656334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
title |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
spellingShingle |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario Lira, Maria Victória de Araujo Altas Habilidades Escala Superdotação. |
title_short |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
title_full |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
title_fullStr |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
title_sort |
Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario |
author |
Lira, Maria Victória de Araujo |
author_facet |
Lira, Maria Victória de Araujo Soares, Davi Augusto dos Santos Piovesan, Angélica de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Davi Augusto dos Santos Piovesan, Angélica de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Maria Victória de Araujo Soares, Davi Augusto dos Santos Piovesan, Angélica de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas Habilidades Escala Superdotação. |
topic |
Altas Habilidades Escala Superdotação. |
description |
Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190 10.34117/bjdv7n11-102 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103214-103224 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103214-103224 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103214-103224 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645565583425536 |