Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Maria Victória de Araujo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Davi Augusto dos Santos, Piovesan, Angélica de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190
Resumo: Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.
id VERACRUZ-0_a97a7522f390cc4344736f89539fcbe8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39190
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational ScenarioAltas HabilidadesEscalaSuperdotação.Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3919010.34117/bjdv7n11-102Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103214-103224Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103214-103224Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103214-1032242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Maria Victória de AraujoSoares, Davi Augusto dos SantosPiovesan, Angélica de Fátima2021-12-01T11:17:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39190Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:35.656334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
title Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
spellingShingle Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
Lira, Maria Victória de Araujo
Altas Habilidades
Escala
Superdotação.
title_short Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
title_full Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
title_fullStr Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
title_full_unstemmed Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
title_sort Desenvolvimento de escala piloto avaliativa para altas habilidades/ superdotação e sua importância para o cenário educacional / Development Of An Evaluation Pilot Scale For High Skills / Great Skills And Its Importance To The Educational Scenario
author Lira, Maria Victória de Araujo
author_facet Lira, Maria Victória de Araujo
Soares, Davi Augusto dos Santos
Piovesan, Angélica de Fátima
author_role author
author2 Soares, Davi Augusto dos Santos
Piovesan, Angélica de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Maria Victória de Araujo
Soares, Davi Augusto dos Santos
Piovesan, Angélica de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Altas Habilidades
Escala
Superdotação.
topic Altas Habilidades
Escala
Superdotação.
description Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190
10.34117/bjdv7n11-102
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39190/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 103214-103224
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 103214-103224
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 103214-103224
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645565583425536