Theory of Mind Test for Children: Content Validity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mecca,Tatiana Pontrelli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias,Natália Martins, Oliveira,Patrícia Vieira de, Muniz,Monalisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300393
Resumo: Resumo No contexto nacional, há uma escassez de instrumentos para avaliação de Teoria da Mente, especialmente com estudos de suas propriedades psicométricas. O presente estudo teve por objetivo investigar evidências de validade de conteúdo do Teste de Teoria da Mente para Crianças - TMEC. Foram descritas as etapas de elaboração, análise por juízes especialistas e verificação da aplicabilidade do instrumento em crianças entre 4 e 6 anos. O TMEC foi composto por quatro subtestes, seguindo o modelo de tarefas já descritas na literatura. Após, cinco juízes investigaram a clareza das instruções, da forma de registro e pontuação, nível de dificuldade dos itens e necessidade de mudanças. Foram reformulados itens conforme elencado pelos juízes, seguindo o critério de pelo menos 80% de concordância. Foi verificada a aplicabilidade do instrumento em um grupo de seis crianças pré-escolares, que indicou necessidade de reformulações em poucos itens para melhor compreensão do aplicador e da criança.
id USF-1_6833266115b1733f3c3f41ff5fb93287
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712018000300393
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Theory of Mind Test for Children: Content Validitycognição socialavaliação psicológicapré-escolaresResumo No contexto nacional, há uma escassez de instrumentos para avaliação de Teoria da Mente, especialmente com estudos de suas propriedades psicométricas. O presente estudo teve por objetivo investigar evidências de validade de conteúdo do Teste de Teoria da Mente para Crianças - TMEC. Foram descritas as etapas de elaboração, análise por juízes especialistas e verificação da aplicabilidade do instrumento em crianças entre 4 e 6 anos. O TMEC foi composto por quatro subtestes, seguindo o modelo de tarefas já descritas na literatura. Após, cinco juízes investigaram a clareza das instruções, da forma de registro e pontuação, nível de dificuldade dos itens e necessidade de mudanças. Foram reformulados itens conforme elencado pelos juízes, seguindo o critério de pelo menos 80% de concordância. Foi verificada a aplicabilidade do instrumento em um grupo de seis crianças pré-escolares, que indicou necessidade de reformulações em poucos itens para melhor compreensão do aplicador e da criança.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300393Psico-USF v.23 n.3 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230301info:eu-repo/semantics/openAccessMecca,Tatiana PontrelliDias,Natália MartinsOliveira,Patrícia Vieira deMuniz,Monalisapor2018-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000300393Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-09-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Theory of Mind Test for Children: Content Validity
title Theory of Mind Test for Children: Content Validity
spellingShingle Theory of Mind Test for Children: Content Validity
Mecca,Tatiana Pontrelli
cognição social
avaliação psicológica
pré-escolares
title_short Theory of Mind Test for Children: Content Validity
title_full Theory of Mind Test for Children: Content Validity
title_fullStr Theory of Mind Test for Children: Content Validity
title_full_unstemmed Theory of Mind Test for Children: Content Validity
title_sort Theory of Mind Test for Children: Content Validity
author Mecca,Tatiana Pontrelli
author_facet Mecca,Tatiana Pontrelli
Dias,Natália Martins
Oliveira,Patrícia Vieira de
Muniz,Monalisa
author_role author
author2 Dias,Natália Martins
Oliveira,Patrícia Vieira de
Muniz,Monalisa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mecca,Tatiana Pontrelli
Dias,Natália Martins
Oliveira,Patrícia Vieira de
Muniz,Monalisa
dc.subject.por.fl_str_mv cognição social
avaliação psicológica
pré-escolares
topic cognição social
avaliação psicológica
pré-escolares
description Resumo No contexto nacional, há uma escassez de instrumentos para avaliação de Teoria da Mente, especialmente com estudos de suas propriedades psicométricas. O presente estudo teve por objetivo investigar evidências de validade de conteúdo do Teste de Teoria da Mente para Crianças - TMEC. Foram descritas as etapas de elaboração, análise por juízes especialistas e verificação da aplicabilidade do instrumento em crianças entre 4 e 6 anos. O TMEC foi composto por quatro subtestes, seguindo o modelo de tarefas já descritas na literatura. Após, cinco juízes investigaram a clareza das instruções, da forma de registro e pontuação, nível de dificuldade dos itens e necessidade de mudanças. Foram reformulados itens conforme elencado pelos juízes, seguindo o critério de pelo menos 80% de concordância. Foi verificada a aplicabilidade do instrumento em um grupo de seis crianças pré-escolares, que indicou necessidade de reformulações em poucos itens para melhor compreensão do aplicador e da criança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300393
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712018230301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.23 n.3 2018
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788351315968