Escala de Identidade Acadêmica e Atlética (AAIS-Br): Adaptação e Evidências de Validade
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000200293 |
Resumo: | Resumo Este estudo objetivou adaptar e apresentar evidências de validade de construto, convergente e discriminante da Academic and Athletic Identity Scale para o contexto brasileiro. Participaram da pesquisa 303 estudantes universitários brasileiros (M =23,33 anos, DP = 4,605). A amostra respondeu a um questionário sociodemográfico, Escala de Identidade Acadêmica e Atlética, Escala de Identidade Profissional e Escala Flourishing. A análise fatorial confirmatória evidenciou que a versão brasileira da AAIS reproduziu integralmente a estrutura original do instrumento. As dimensões identidade acadêmica e identidade atlética apresentaram correlação significativa entre si (r = 0,205, p<0,001). A dimensão identidade acadêmica apresentou correlação significativa com identidade profissional (r = 0,354, p<0,001) e flourishing (r = 0,269, p<0,001), enquanto a identidade atlética não apresentou correlação significativa com a identidade profissional e flourishing. Os resultados evidenciaram propriedades psicométricas da AAIS-Br que recomendam seu uso em investigações destinadas a avaliar o grau da identificação com os papéis acadêmico e atlético de estudantes universitários brasileiros que praticam esportes. |
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Escala de Identidade Acadêmica e Atlética (AAIS-Br): Adaptação e Evidências de Validadeidentidadepsicologia do esporteensino superioresportespsicometriaResumo Este estudo objetivou adaptar e apresentar evidências de validade de construto, convergente e discriminante da Academic and Athletic Identity Scale para o contexto brasileiro. Participaram da pesquisa 303 estudantes universitários brasileiros (M =23,33 anos, DP = 4,605). A amostra respondeu a um questionário sociodemográfico, Escala de Identidade Acadêmica e Atlética, Escala de Identidade Profissional e Escala Flourishing. A análise fatorial confirmatória evidenciou que a versão brasileira da AAIS reproduziu integralmente a estrutura original do instrumento. As dimensões identidade acadêmica e identidade atlética apresentaram correlação significativa entre si (r = 0,205, p<0,001). A dimensão identidade acadêmica apresentou correlação significativa com identidade profissional (r = 0,354, p<0,001) e flourishing (r = 0,269, p<0,001), enquanto a identidade atlética não apresentou correlação significativa com a identidade profissional e flourishing. Os resultados evidenciaram propriedades psicométricas da AAIS-Br que recomendam seu uso em investigações destinadas a avaliar o grau da identificação com os papéis acadêmico e atlético de estudantes universitários brasileiros que praticam esportes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000200293Psico-USF v.27 n.2 2022reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712022270207info:eu-repo/semantics/openAccessFiochi-Marques,ManoellaMelo-Silva,Lucy LealOliveira,José Egídio Barbosapor2022-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712022000200293Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2022-09-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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