Escala de identidade acadêmica e atlética (AAIS-Br): adaptação e evidências de validade para a população universitária brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-25112019-194206/ |
Resumo: | A identidade de estudantes universitários que praticam esportes tende a ser formada e sustentada em dois contextos sociais dominantes: acadêmico e atlético. O conceito de identidade acadêmica pode ser entendido como o grau de identificação do estudante com o seu papel acadêmico, enquanto a identidade atlética compreende o modo que o indivíduo se relaciona com o seu papel de vida relativo ao esporte. Estudos têm sido realizados no âmbito internacional, no intuito de explorar o modo como essa população lida com as duas identidades, muitas vezes concorrentes. Para contribuir com a produção do conhecimento, no domínio do construto identidade em universitários praticantes de esportes, este estudo objetivou adaptar e apresentar evidências de validade da Academic and Athletic Identity Scale (AAIS) para o contexto brasileiro. Para tanto, foi realizado o estudo de adaptação e verificação das evidências de validade fatorial, convergente, discriminante e de critério da AAIS no contexto universitário brasileiro. A amostra foi composta de 303 estudantes de nível superior brasileiro (66,3% de instituições públicas) praticantes de esportes (63% por lazer) de ambos os sexos (52,5% do sexo feminino) e idade média de 23,33 anos (DP=4,605). Os participantes responderam virtualmente a um questionário sociodemográfico e a três escalas: (a) Escala de Identidade Acadêmica e Atlética (AAIS-Br); (b) Escala de Identidade Profissional (EIP-Br); e (c) Escala Flourishing (EF). A análise fatorial confirmatória evidenciou que a versão brasileira da AAIS reproduziu integralmente a estrutura original do instrumento, composta por 11 itens e dois fatores. As dimensões de identidade acadêmica e atlética foram testadas em relação à identidade profissional e ao nível de autopercepção desenvolvimental, aqui descrito como flourishing, para fins de evidência de validade convergente e discriminante da AAIS. Ainda, uma MANOVA foi realizada para fins de validade de critério da AAIS, entre as dimensões principais desta escala e a intencionalidade da prática esportiva: por lazer ou para o alto rendimento. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o instrumento apresentou propriedades psicométricas que recomendam seu uso em investigações futuras destinadas a avaliar o grau da identificação com os papéis acadêmico e atlético em estudantes universitários brasileiros que praticam esportes. Além disso, as análises indicaram pistas de que a maneira com que os estudantes universitários brasileiros praticantes de esportes lidam com as duas identidades tem semelhanças com modelos distintos de esporte, tanto de cunho competitivo, como nos Estados Unidos, quanto esporte-participação, de herança mais europeia. Por fim, a ausência de um modelo nacional do esporte universitário foi discutida, bem como limitações do estudo e a necessidade de novas investigações foram apontadas |
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Escala de identidade acadêmica e atlética (AAIS-Br): adaptação e evidências de validade para a população universitária brasileiraAcademic and athletic identity scale (AAIS-Br): adaptation and evidence of validity to brazilian college populationCollege sportsCollege studentEsporte universitárioEstudante universitárioIdentidadeIdentityPsicologia do esportePsicometriaPsychometricsSport psychologyUniversity studentA identidade de estudantes universitários que praticam esportes tende a ser formada e sustentada em dois contextos sociais dominantes: acadêmico e atlético. O conceito de identidade acadêmica pode ser entendido como o grau de identificação do estudante com o seu papel acadêmico, enquanto a identidade atlética compreende o modo que o indivíduo se relaciona com o seu papel de vida relativo ao esporte. Estudos têm sido realizados no âmbito internacional, no intuito de explorar o modo como essa população lida com as duas identidades, muitas vezes concorrentes. Para contribuir com a produção do conhecimento, no domínio do construto identidade em universitários praticantes de esportes, este estudo objetivou adaptar e apresentar evidências de validade da Academic and Athletic Identity Scale (AAIS) para o contexto brasileiro. Para tanto, foi realizado o estudo de adaptação e verificação das evidências de validade fatorial, convergente, discriminante e de critério da AAIS no contexto universitário brasileiro. A amostra foi composta de 303 estudantes de nível superior brasileiro (66,3% de instituições públicas) praticantes de esportes (63% por lazer) de ambos os sexos (52,5% do sexo feminino) e idade média de 23,33 anos (DP=4,605). Os participantes responderam virtualmente a um questionário sociodemográfico e a três escalas: (a) Escala de Identidade Acadêmica e Atlética (AAIS-Br); (b) Escala de Identidade Profissional (EIP-Br); e (c) Escala Flourishing (EF). A análise fatorial confirmatória evidenciou que a versão brasileira da AAIS reproduziu integralmente a estrutura original do instrumento, composta por 11 itens e dois fatores. As dimensões de identidade acadêmica e atlética foram testadas em relação à identidade profissional e ao nível de autopercepção desenvolvimental, aqui descrito como flourishing, para fins de evidência de validade convergente e discriminante da AAIS. Ainda, uma MANOVA foi realizada para fins de validade de critério da AAIS, entre as dimensões principais desta escala e a intencionalidade da prática esportiva: por lazer ou para o alto rendimento. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o instrumento apresentou propriedades psicométricas que recomendam seu uso em investigações futuras destinadas a avaliar o grau da identificação com os papéis acadêmico e atlético em estudantes universitários brasileiros que praticam esportes. Além disso, as análises indicaram pistas de que a maneira com que os estudantes universitários brasileiros praticantes de esportes lidam com as duas identidades tem semelhanças com modelos distintos de esporte, tanto de cunho competitivo, como nos Estados Unidos, quanto esporte-participação, de herança mais europeia. Por fim, a ausência de um modelo nacional do esporte universitário foi discutida, bem como limitações do estudo e a necessidade de novas investigações foram apontadasThe identity of college students who practice sports tends to be formed and sustained in two dominant social contexts: academic and athletic. The concept of academic identity can be understood as the student\'s degree of identification with his or her academic role, while athletic identity understands how the individual relates to his or her life-related sport role. Studies have been conducted internationally to explore how this specific population deals with the two identities, often competing. In order to contribute to the production of knowledge, in the domain of the identity construct in college students who practice sports, this study aimed to adapt and present evidence of validity of the Academic and Athletic Identity Scale (AAIS) for the Brazilian context. Therefore, the study of adaptation and verification of the factorial, convergent, discriminant and AAIS criteria in the Brazilian university context was carried out. The sample consisted of 303 Brazilian college students (66.3% of public institutions) practicing sports (63% for leisure) of both sexes (52.5% female) and average age of 23.33 years (SD = 4.605). The participants answered virtually to a sociodemographic questionnaire and three scales: (a) \"Academic and Athletic Identity Scale\" (AAIS-Br); (b) \"Professional Identity Scale\" (EIP-Br); and (c) \"Flourishing Scale\" (EF). The confirmatory factorial analysis showed that the Brazilian version of the AAIS reproduced the original structure of the instrument, composed of 11 items and two factors. The dimensions of academic and athletic identity were tested in relation to professional identity and the level of developmental self-perception, here described as flourishing, for the purpose of evidence of convergent and discriminant validity of AAIS. Also, a MANOVA was performed for purposes of AAIS criterion validity, between the main dimensions of this scale and the intentionality of the sports practice: for leisure or for competition. From the obtained results, it was concluded that the instrument presented psychometric properties that recommend its use in future investigations to evaluate the degree of identification with the academic and athletic roles of Brazilian college students who play sports. In addition, the analyzes indicated that the way that Brazilian college students who practices sports deal with the two identities has similarities to distinct models of sports, both competitive in the United States, as sports-participation, inheritance more European. Finally, the absence of a national model of university sports was discussed, as well as limitations of the study and the need for further investigations were pointed outBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal Melo Fiochi-Marques, Manoella 2019-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-25112019-194206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-04T21:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-25112019-194206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-04T21:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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