Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400711 |
Resumo: | Resumo Este estudo (pesquisa-intervenção) avaliou a eficácia e efetividade de um programa semipresencial de formação continuada de professores em habilidades sociais (HS) e a relação entre as características destes (idade, tempo de formação e atuação, autoavaliação e concepções educacionais), variáveis de processo do programa (desempenho nas tarefas e manejo do ambiente virtual) e resultados obtidos (aquisição de repertório e conhecimento em HS). Participaram 11 professores do Ensino Fundamental (1º-5º ano) que responderam a inventário padronizado e questionários antes, durante e depois do programa. Destacam-se os resultados: (a) melhora no conhecimento e repertório de HS (principalmente assertivas); (b) correlações entre os três conjuntos de variáveis, tanto negativas (p. e., do envolvimento e desempenho no programa com manejo do ambiente virtual, tempo de formação, autoavaliação profissional e repertorio de HS), como positivas (p. e., entre habilidades assertivas e manejo de classe). São discutidas implicações para nivelamento/seleção de cursistas e questões de pesquisa. |
id |
USF-1_7afa4ad44364a8bfc22824c503282565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712019000400711 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociaishabilidades sociaisensino a distânciaprofessorResumo Este estudo (pesquisa-intervenção) avaliou a eficácia e efetividade de um programa semipresencial de formação continuada de professores em habilidades sociais (HS) e a relação entre as características destes (idade, tempo de formação e atuação, autoavaliação e concepções educacionais), variáveis de processo do programa (desempenho nas tarefas e manejo do ambiente virtual) e resultados obtidos (aquisição de repertório e conhecimento em HS). Participaram 11 professores do Ensino Fundamental (1º-5º ano) que responderam a inventário padronizado e questionários antes, durante e depois do programa. Destacam-se os resultados: (a) melhora no conhecimento e repertório de HS (principalmente assertivas); (b) correlações entre os três conjuntos de variáveis, tanto negativas (p. e., do envolvimento e desempenho no programa com manejo do ambiente virtual, tempo de formação, autoavaliação profissional e repertorio de HS), como positivas (p. e., entre habilidades assertivas e manejo de classe). São discutidas implicações para nivelamento/seleção de cursistas e questões de pesquisa.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400711Psico-USF v.24 n.4 2019reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712019240409info:eu-repo/semantics/openAccessCintra,Amelie BussolanPrette,Zilda A. P. Delpor2019-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712019000400711Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2019-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
title |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
spellingShingle |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais Cintra,Amelie Bussolan habilidades sociais ensino a distância professor |
title_short |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
title_full |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
title_fullStr |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
title_full_unstemmed |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
title_sort |
Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais |
author |
Cintra,Amelie Bussolan |
author_facet |
Cintra,Amelie Bussolan Prette,Zilda A. P. Del |
author_role |
author |
author2 |
Prette,Zilda A. P. Del |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra,Amelie Bussolan Prette,Zilda A. P. Del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais ensino a distância professor |
topic |
habilidades sociais ensino a distância professor |
description |
Resumo Este estudo (pesquisa-intervenção) avaliou a eficácia e efetividade de um programa semipresencial de formação continuada de professores em habilidades sociais (HS) e a relação entre as características destes (idade, tempo de formação e atuação, autoavaliação e concepções educacionais), variáveis de processo do programa (desempenho nas tarefas e manejo do ambiente virtual) e resultados obtidos (aquisição de repertório e conhecimento em HS). Participaram 11 professores do Ensino Fundamental (1º-5º ano) que responderam a inventário padronizado e questionários antes, durante e depois do programa. Destacam-se os resultados: (a) melhora no conhecimento e repertório de HS (principalmente assertivas); (b) correlações entre os três conjuntos de variáveis, tanto negativas (p. e., do envolvimento e desempenho no programa com manejo do ambiente virtual, tempo de formação, autoavaliação profissional e repertorio de HS), como positivas (p. e., entre habilidades assertivas e manejo de classe). São discutidas implicações para nivelamento/seleção de cursistas e questões de pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400711 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712019240409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.24 n.4 2019 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788730900480 |