Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espote,Roberta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Serralha,Conceição Aparecida, Scorsolini-Comin,Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009
Resumo: O objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais.
id USF-1_86e6954b7de396a987800bde51ff89d0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712013000100009
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científicaDeficientes auditivosSurdosInclusãoEscolaO objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009Psico-USF v.18 n.1 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000100009info:eu-repo/semantics/openAccessEspote,RobertaSerralha,Conceição AparecidaScorsolini-Comin,Fabiopor2013-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000100009Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2013-05-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
title Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
spellingShingle Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
Espote,Roberta
Deficientes auditivos
Surdos
Inclusão
Escola
title_short Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
title_full Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
title_fullStr Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
title_full_unstemmed Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
title_sort Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
author Espote,Roberta
author_facet Espote,Roberta
Serralha,Conceição Aparecida
Scorsolini-Comin,Fabio
author_role author
author2 Serralha,Conceição Aparecida
Scorsolini-Comin,Fabio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espote,Roberta
Serralha,Conceição Aparecida
Scorsolini-Comin,Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes auditivos
Surdos
Inclusão
Escola
topic Deficientes auditivos
Surdos
Inclusão
Escola
description O objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712013000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.18 n.1 2013
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787247165440