Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009 |
Resumo: | O objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais. |
id |
USF-1_86e6954b7de396a987800bde51ff89d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712013000100009 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científicaDeficientes auditivosSurdosInclusãoEscolaO objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009Psico-USF v.18 n.1 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000100009info:eu-repo/semantics/openAccessEspote,RobertaSerralha,Conceição AparecidaScorsolini-Comin,Fabiopor2013-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000100009Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2013-05-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
title |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
spellingShingle |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica Espote,Roberta Deficientes auditivos Surdos Inclusão Escola |
title_short |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
title_full |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
title_fullStr |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
title_full_unstemmed |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
title_sort |
Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica |
author |
Espote,Roberta |
author_facet |
Espote,Roberta Serralha,Conceição Aparecida Scorsolini-Comin,Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Serralha,Conceição Aparecida Scorsolini-Comin,Fabio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espote,Roberta Serralha,Conceição Aparecida Scorsolini-Comin,Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficientes auditivos Surdos Inclusão Escola |
topic |
Deficientes auditivos Surdos Inclusão Escola |
description |
O objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos. A partir de buscas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, entre 2005 e 2011, foram recuperados e analisados na íntegra sete artigos. Nota-se que, apesar dos esforços, a inclusão dos surdos em ambientes escolares não tem ocorrido de maneira satisfatória, havendo despreparo dos educadores e também dos sistemas de ensino. Predominam visões reducionistas que priorizam a oferta de vagas e recursos físicos como elementos únicos para a inclusão, desconsiderando abordagens que abarquem seus protagonistas, familiares, profissionais de saúde e de educação de maneira integrada. É necessário que a discussão sobre a inclusão de surdos não se restrinja a ambientes educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712013000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.18 n.1 2013 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787247165440 |