Escala de Identificação de Dotação e Talento: Estrutura e Consistência Internas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300473 |
Resumo: | Resumo O estudo objetivou analisar a precisão e as evidências de validade com base na estrutura interna da Escala de Identificação de Dotação e Talento (EIDT). A EIDT é respondida por docentes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, sendo que participaram da pesquisa 16 professores, que avaliaram 433 alunos. Os resultados indicaram que 54,8% da variância foi explicada. Por meio da análise fatorial exploratória, a versão final da escala ficou composta por 55 itens divididos em três fatores: 42 itens do Fator 1, capacidades intelectuais, sociais e criatividade; sete do Fator 2, capacidades psicomotoras e seis do Fator 3, capacidades artísticas. O alfa de Cronbach para a escala total foi de 0,97. O Fator 1 apresentou um alfa de 0,97, o Fator 2 de 0,89 e o Fator 3 de 0,83. Destaca-se a necessidade de estudos adicionais que incluam a análise fatorial confirmatória e o estabelecimento de normas. |
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