Teste de habilidades sociais para crianças: evidências psicométricas de uma versão inicial
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100005 |
Resumo: | Este artigo descreve o desenvolvimento de uma medida de avaliação das habilidades sociais em crianças do ensino fundamental. Foram investigadas 257 crianças que cursavam de segundo ao quarto ano, de escolas públicas de cidades do interior do estado de São Paulo, com idades entre 8 e 11 anos e média de 9 anos. A escala foi composta de 99 itens descritores de situações de relacionamento interpessoal em situações escolares. A análise de componentes principais com rotação varimax sugeriu uma estrutura de três fatores que explicaram 38,42% de variância. Os fatores foram civilidade e altruísmo (alfa = 0,85), desenvoltura e autocontrole na situação de interação (alfa=0,60) e assertividade de enfrentamento (alfa=0,47). A aplicação do instrumento ocorreu de forma coletiva, realizada nas salas de aulas dos alunos, e somente a aqueles cujos pais haviam autorizado previamente. Esse instrumento avalia os fatores de habilidades sociais separando a dificuldade de expressão de cada uma das condutas, o que pode ser útil no planejamento de intervenções. Além disso, esses resultados denotam confiabilidade no uso do instrumento em futuras pesquisas. |
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Teste de habilidades sociais para crianças: evidências psicométricas de uma versão inicialHabilidades sociaisAvaliação psicológicaAnálise de RaschAnálise fatorialFuncionamento diferencial dos itensEste artigo descreve o desenvolvimento de uma medida de avaliação das habilidades sociais em crianças do ensino fundamental. Foram investigadas 257 crianças que cursavam de segundo ao quarto ano, de escolas públicas de cidades do interior do estado de São Paulo, com idades entre 8 e 11 anos e média de 9 anos. A escala foi composta de 99 itens descritores de situações de relacionamento interpessoal em situações escolares. A análise de componentes principais com rotação varimax sugeriu uma estrutura de três fatores que explicaram 38,42% de variância. Os fatores foram civilidade e altruísmo (alfa = 0,85), desenvoltura e autocontrole na situação de interação (alfa=0,60) e assertividade de enfrentamento (alfa=0,47). A aplicação do instrumento ocorreu de forma coletiva, realizada nas salas de aulas dos alunos, e somente a aqueles cujos pais haviam autorizado previamente. Esse instrumento avalia os fatores de habilidades sociais separando a dificuldade de expressão de cada uma das condutas, o que pode ser útil no planejamento de intervenções. Além disso, esses resultados denotam confiabilidade no uso do instrumento em futuras pesquisas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100005Psico-USF v.16 n.1 2011reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712011000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBartholomeu,DanielSilva,Marjorie Cristina Rocha daMontiel,José Mariapor2011-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712011000100005Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-08-25T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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