Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300002232j
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155
Resumo: ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.
id UFC-7_41c3e15e6a6b29fbab9c0fbb8fcda07f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15155
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacionalTeoria de resposta ao item (TRI)Avaliação da EducaçãoFuncionamento diferencial dos itens (DIF)Funcionamento diferencial dos itensANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.This paper descrubes the main methods used in the field of educational assessment to detect the differential functioning of the item (DIF). Among others the article describes: Area between the ICC's. Comparison of Probabilities, Comparison of Parameter Items, Lord's Chi-squsre, Scheuneman's Chi-square, Pearson's or Total Chisquare, Mantel-Haenszel Method, Logistic Regression, Standardized Method and, finally the Logistic Interactive Method. The paper presents the mathematical basis, the main advantages as well as the limitations of the aforementioned. Finally, the text emphasizes the presence of the DIF in psychotogics and educational tests as a problem for assuming standard or uniform conditions for the application of tests something which avoids injustice and the lack of impartiality in the assessment process.O artigo descreve os principais métodos utilizados para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF), no âmbito da avaliação educacional, entre os quais: Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-Quadrado de Lord, Qui-Quadrado de Scheuneman, Qui-Quadrado de Pearson ou Total, Mentel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de equidade ao processo avaliativo.Revista Educação em Debate2016-02-04T14:44:34Z2016-02-04T14:44:34Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRIOLA, W. B. (2002)(0102-1117) Impressohttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155ark:/83112/001300002232jAndriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:55:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:13.546445Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
title Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
spellingShingle Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
Andriola, Wagner Bandeira
Teoria de resposta ao item (TRI)
Avaliação da Educação
Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
Funcionamento diferencial dos itens
title_short Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
title_full Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
title_fullStr Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
title_full_unstemmed Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
title_sort Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
author Andriola, Wagner Bandeira
author_facet Andriola, Wagner Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de resposta ao item (TRI)
Avaliação da Educação
Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
Funcionamento diferencial dos itens
topic Teoria de resposta ao item (TRI)
Avaliação da Educação
Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
Funcionamento diferencial dos itens
description ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2016-02-04T14:44:34Z
2016-02-04T14:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRIOLA, W. B. (2002)
(0102-1117) Impresso
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300002232j
identifier_str_mv ANDRIOLA, W. B. (2002)
(0102-1117) Impresso
ark:/83112/001300002232j
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374055673200640