Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300002232j |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155 |
Resumo: | ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002. |
id |
UFC-7_41c3e15e6a6b29fbab9c0fbb8fcda07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15155 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacionalTeoria de resposta ao item (TRI)Avaliação da EducaçãoFuncionamento diferencial dos itens (DIF)Funcionamento diferencial dos itensANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.This paper descrubes the main methods used in the field of educational assessment to detect the differential functioning of the item (DIF). Among others the article describes: Area between the ICC's. Comparison of Probabilities, Comparison of Parameter Items, Lord's Chi-squsre, Scheuneman's Chi-square, Pearson's or Total Chisquare, Mantel-Haenszel Method, Logistic Regression, Standardized Method and, finally the Logistic Interactive Method. The paper presents the mathematical basis, the main advantages as well as the limitations of the aforementioned. Finally, the text emphasizes the presence of the DIF in psychotogics and educational tests as a problem for assuming standard or uniform conditions for the application of tests something which avoids injustice and the lack of impartiality in the assessment process.O artigo descreve os principais métodos utilizados para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF), no âmbito da avaliação educacional, entre os quais: Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-Quadrado de Lord, Qui-Quadrado de Scheuneman, Qui-Quadrado de Pearson ou Total, Mentel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de equidade ao processo avaliativo.Revista Educação em Debate2016-02-04T14:44:34Z2016-02-04T14:44:34Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRIOLA, W. B. (2002)(0102-1117) Impressohttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155ark:/83112/001300002232jAndriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:55:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:13.546445Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
title |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
spellingShingle |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional Andriola, Wagner Bandeira Teoria de resposta ao item (TRI) Avaliação da Educação Funcionamento diferencial dos itens (DIF) Funcionamento diferencial dos itens |
title_short |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
title_full |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
title_fullStr |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
title_full_unstemmed |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
title_sort |
Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional |
author |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_facet |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriola, Wagner Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria de resposta ao item (TRI) Avaliação da Educação Funcionamento diferencial dos itens (DIF) Funcionamento diferencial dos itens |
topic |
Teoria de resposta ao item (TRI) Avaliação da Educação Funcionamento diferencial dos itens (DIF) Funcionamento diferencial dos itens |
description |
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2016-02-04T14:44:34Z 2016-02-04T14:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRIOLA, W. B. (2002) (0102-1117) Impresso http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300002232j |
identifier_str_mv |
ANDRIOLA, W. B. (2002) (0102-1117) Impresso ark:/83112/001300002232j |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374055673200640 |