Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100004 |
Resumo: | O presente trabalho busca verificar qual o modelo fatorial mais adequado para o WISC-III no grupo clínico das crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram analisados 263 protocolos de testes aplicados em alunos de escolas públicas, encaminhados por seus professores para avaliação psicológica. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da análise fatorial exploratória e confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para esse grupo clínico. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo estudado, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geral. |
id |
USF-1_fb19788d02d17e3cca4d56d3932a3d47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712013000100004 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagemEscalas de WechslerAnálise fatorialValidadeDificuldades escolaresO presente trabalho busca verificar qual o modelo fatorial mais adequado para o WISC-III no grupo clínico das crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram analisados 263 protocolos de testes aplicados em alunos de escolas públicas, encaminhados por seus professores para avaliação psicológica. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da análise fatorial exploratória e confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para esse grupo clínico. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo estudado, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geral.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100004Psico-USF v.18 n.1 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000100004info:eu-repo/semantics/openAccessVidal,Francisco Antonio SotoFigueiredo,Vera Lúcia Marques depor2013-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000100004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2013-05-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
title |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem Vidal,Francisco Antonio Soto Escalas de Wechsler Análise fatorial Validade Dificuldades escolares |
title_short |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem |
author |
Vidal,Francisco Antonio Soto |
author_facet |
Vidal,Francisco Antonio Soto Figueiredo,Vera Lúcia Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo,Vera Lúcia Marques de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal,Francisco Antonio Soto Figueiredo,Vera Lúcia Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escalas de Wechsler Análise fatorial Validade Dificuldades escolares |
topic |
Escalas de Wechsler Análise fatorial Validade Dificuldades escolares |
description |
O presente trabalho busca verificar qual o modelo fatorial mais adequado para o WISC-III no grupo clínico das crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram analisados 263 protocolos de testes aplicados em alunos de escolas públicas, encaminhados por seus professores para avaliação psicológica. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da análise fatorial exploratória e confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para esse grupo clínico. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo estudado, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712013000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.18 n.1 2013 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787239825408 |