Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913 |
Resumo: | Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica |
id |
USF_093411e977d22a99dc7336cc2e94c3dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/913 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docenteNosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica Universidade São Francisco2020-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91310.24933/horizontes.v38i1.913Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200522317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913/501Páscoa, Emanuela GalvãoGodinho, Mara Silvana FerreiraTargino de Moura, Francisco Marconcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/913Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.841298Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
title |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
spellingShingle |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente Páscoa, Emanuela Galvão |
title_short |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
title_full |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
title_fullStr |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
title_full_unstemmed |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
title_sort |
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente |
author |
Páscoa, Emanuela Galvão |
author_facet |
Páscoa, Emanuela Galvão Godinho, Mara Silvana Ferreira Targino de Moura, Francisco Marconcio |
author_role |
author |
author2 |
Godinho, Mara Silvana Ferreira Targino de Moura, Francisco Marconcio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Páscoa, Emanuela Galvão Godinho, Mara Silvana Ferreira Targino de Moura, Francisco Marconcio |
description |
Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913 10.24933/horizontes.v38i1.913 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913/501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020052 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440237117440 |