Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Emanuela Galvão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Godinho, Mara Silvana Ferreira, Targino de Moura, Francisco Marconcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913
Resumo: Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica 
id USF_093411e977d22a99dc7336cc2e94c3dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/913
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docenteNosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica Universidade São Francisco2020-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91310.24933/horizontes.v38i1.913Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200522317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913/501Páscoa, Emanuela GalvãoGodinho, Mara Silvana FerreiraTargino de Moura, Francisco Marconcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/913Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.841298Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
title Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
spellingShingle Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
Páscoa, Emanuela Galvão
title_short Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
title_full Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
title_fullStr Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
title_full_unstemmed Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
title_sort Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
author Páscoa, Emanuela Galvão
author_facet Páscoa, Emanuela Galvão
Godinho, Mara Silvana Ferreira
Targino de Moura, Francisco Marconcio
author_role author
author2 Godinho, Mara Silvana Ferreira
Targino de Moura, Francisco Marconcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Páscoa, Emanuela Galvão
Godinho, Mara Silvana Ferreira
Targino de Moura, Francisco Marconcio
description Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos. Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913
10.24933/horizontes.v38i1.913
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/913/501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020052
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440237117440