Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1217 |
Resumo: | O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa de uma tese de doutorado e tem como objetivo conhecer os estudos do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de buscar um currículo que atenda às necessidades do século XXI. O texto apresenta conceitos e pesquisas referentes a estas competências, assim como as expectativas de um currículo que atenda às necessidades deste novo século. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que confronta dados e registros de instituições, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Instituto Ayrton Senna. Por meio do levantamento de dados é possível afirmar a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de formar um aluno em sua integralidade. |
id |
USF_09881a69d5811fc27c9f02130043d351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1217 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXIO presente artigo é fruto do projeto de pesquisa de uma tese de doutorado e tem como objetivo conhecer os estudos do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de buscar um currículo que atenda às necessidades do século XXI. O texto apresenta conceitos e pesquisas referentes a estas competências, assim como as expectativas de um currículo que atenda às necessidades deste novo século. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que confronta dados e registros de instituições, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Instituto Ayrton Senna. Por meio do levantamento de dados é possível afirmar a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de formar um aluno em sua integralidade.Universidade São Francisco2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121710.24933/horizontes.v40i1.1217Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220132317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1217/631Copyright (c) 2022 Lívia Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Britohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCerce, Lívia Maria Rassi Brito, Renato de Oliveira2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1217Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.552158Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
title |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
spellingShingle |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI Cerce, Lívia Maria Rassi |
title_short |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
title_full |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
title_fullStr |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
title_full_unstemmed |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
title_sort |
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI |
author |
Cerce, Lívia Maria Rassi |
author_facet |
Cerce, Lívia Maria Rassi Brito, Renato de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Renato de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerce, Lívia Maria Rassi Brito, Renato de Oliveira |
description |
O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa de uma tese de doutorado e tem como objetivo conhecer os estudos do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de buscar um currículo que atenda às necessidades do século XXI. O texto apresenta conceitos e pesquisas referentes a estas competências, assim como as expectativas de um currículo que atenda às necessidades deste novo século. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que confronta dados e registros de instituições, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Instituto Ayrton Senna. Por meio do levantamento de dados é possível afirmar a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola, a fim de formar um aluno em sua integralidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1217 10.24933/horizontes.v40i1.1217 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1217 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1217/631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lívia Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lívia Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022013 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440645013504 |