Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lígia Cristina Poffo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196289
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_fd055b8bbe18a76224d328bf1917cf16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196289
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXICompetências socioemocionaisTrabalho e EducaçãoInstituto Ayrton Senna.Política educacionalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A nova sociabilidade requerida pelo capital no século XXI direciona as reformas educacionais que estão sendo implantadas no país, como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temos como objetivos deste trabalho pesquisar os interesses das organizações empresariais e multilaterais no desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas. Procuramos conhecer quais são as priorizadas nos documentos dessas entidades, analisando suas publicações sobre o tema e suas iniciativas para influenciar as mudanças nas políticas educacionais. Utilizando a concepção teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, procuramos problematizar a função das competências socioemocionais nos projetos dessas organizações e entender este processo dentro das contradições deste “capitalismo humanizador”. As chamadas competências socioemocionais vêm sendo propagadas por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) que, por meio de parcerias com governos federal, estaduais e municipais, direcionam as políticas na educação de acordo com os interesses econômicos. Objetivando a formação de uma sociedade mais produtiva e coesa, essas redes políticas atuam desde o planejamento até a efetiva implantação dessas políticas públicas. Por meio de um discurso de bem estar e progresso social, atendem às demandas do capital para formar o sujeito requerido pelo mercado de trabalho: colaborativo, resiliente, amável, autônomo, que saiba lidar com conflitos, tenha autocontrole e seja responsável pela própria vida, tornando-se um “membro ativo da sociedade”. O contraditório discurso capitalista difunde a esperança da mobilidade social que o futuro trabalhador, supostamente, alcançaria ao desenvolver as competências socioemocionais. Entretanto, essa é uma maneira de continuar expropriando o trabalhador, justificando as desigualdades sociais, a concentração de renda e as relações sociais reproduzidas no capitalismo, como se fosse uma “lei natural de produção”. O trabalho alienado é fruto de uma construção social conflituosa do sistema capitalista, que gera a acumulação da burguesia e aumenta a escassez e a miséria da classe trabalhadora. Apoiados em Mészáros, entendemos que uma educação voltada à transformação social ampla e emancipadora é aquela articulada à tarefa de superar a lógica do sistema do capital.Florianópolis, SCEneida Oto Shiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Lígia Cristina Poffo2019-05-29T12:45:12Z2019-05-29T12:45:12Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196289porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:45:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196289Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:45:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
title Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
spellingShingle Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
Lima, Lígia Cristina Poffo
Competências socioemocionais
Trabalho e Educação
Instituto Ayrton Senna.
Política educacional
title_short Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
title_full Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
title_fullStr Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
title_full_unstemmed Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
title_sort Competências socioemocionais na educação: um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI
author Lima, Lígia Cristina Poffo
author_facet Lima, Lígia Cristina Poffo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eneida Oto Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lígia Cristina Poffo
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Trabalho e Educação
Instituto Ayrton Senna.
Política educacional
topic Competências socioemocionais
Trabalho e Educação
Instituto Ayrton Senna.
Política educacional
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2019-05-29T12:45:12Z
2019-05-29T12:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196289
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652393023275008