As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tatiane Rezende Nunes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vianna, Marcos Besserman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418
Resumo: O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.
id USF_0dc463103b1baa69a8493c076252e4d1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1418
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141810.24933/horizontes.v40i1.1418Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220732317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418/692Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Viannahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tatiane Rezende Nunes de Vianna, Marcos Besserman 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1418Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.057030Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
title As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
spellingShingle As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
Souza, Tatiane Rezende Nunes de
title_short As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
title_full As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
title_fullStr As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
title_full_unstemmed As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
title_sort As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
author Souza, Tatiane Rezende Nunes de
author_facet Souza, Tatiane Rezende Nunes de
Vianna, Marcos Besserman
author_role author
author2 Vianna, Marcos Besserman
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tatiane Rezende Nunes de
Vianna, Marcos Besserman
description O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418
10.24933/horizontes.v40i1.1418
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418/692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022073
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440799154176