As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418 |
Resumo: | O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas. |
id |
USF_0dc463103b1baa69a8493c076252e4d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1418 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141810.24933/horizontes.v40i1.1418Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220732317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418/692Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Viannahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tatiane Rezende Nunes de Vianna, Marcos Besserman 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1418Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.057030Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
title |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
spellingShingle |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 Souza, Tatiane Rezende Nunes de |
title_short |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
title_full |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
title_fullStr |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
title_full_unstemmed |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
title_sort |
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19 |
author |
Souza, Tatiane Rezende Nunes de |
author_facet |
Souza, Tatiane Rezende Nunes de Vianna, Marcos Besserman |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, Marcos Besserman |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tatiane Rezende Nunes de Vianna, Marcos Besserman |
description |
O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418 10.24933/horizontes.v40i1.1418 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1418/692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022073 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440799154176 |