Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omodei, Juliana Dalbem
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Édison Trombeta de, Souza, Marcos Barros de, Santos, Vanderlei Leite dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/374
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Acessibilidade; Educação a Distância.  Accessibility in Objects Learning in EAD: an Analysis on a Course of Expertise AbstractThis work aims to analyze the learning objects offered in two course subjects of specialization in Special Education from the perspective of inclusive education from the perspective of accessibility. The learning objects are reusable digital resources and that help learning some concept. To achieve this purpose a literature search followed by a case study was undertaken. To collect data it was decided to establish categories of analysis, which provided an overview of resources. Data were analyzed qualitatively, step by step each game, and collected data organized in a spreadsheet previously prepared for this purpose. The results showed that although there is a university effort to offer accessibility across the virtual environment and available materials are still needed some adjustments to the learning object to become fully accessible to people with sensory disabilities. However, it is through such initiatives that are possible growth and improvement of accessible educational materials and thus contribute to the permanence of access for all in the distance. Keywords: Learning objects; Accessibility; Distance education.
id CECIERJ_23bae472f84e7b50f5a21bbe88cb8acf
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/374
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de EspecializaçãoEste trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Acessibilidade; Educação a Distância.  Accessibility in Objects Learning in EAD: an Analysis on a Course of Expertise AbstractThis work aims to analyze the learning objects offered in two course subjects of specialization in Special Education from the perspective of inclusive education from the perspective of accessibility. The learning objects are reusable digital resources and that help learning some concept. To achieve this purpose a literature search followed by a case study was undertaken. To collect data it was decided to establish categories of analysis, which provided an overview of resources. Data were analyzed qualitatively, step by step each game, and collected data organized in a spreadsheet previously prepared for this purpose. The results showed that although there is a university effort to offer accessibility across the virtual environment and available materials are still needed some adjustments to the learning object to become fully accessible to people with sensory disabilities. However, it is through such initiatives that are possible growth and improvement of accessible educational materials and thus contribute to the permanence of access for all in the distance. Keywords: Learning objects; Accessibility; Distance education.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/37410.18264/eadf.v6i1.374EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/374/159Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessOmodei, Juliana DalbemOliveira, Édison Trombeta deSouza, Marcos Barros deSantos, Vanderlei Leite dos2020-01-18T11:09:05ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
title Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
spellingShingle Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
Omodei, Juliana Dalbem
title_short Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
title_full Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
title_fullStr Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
title_full_unstemmed Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
title_sort Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
author Omodei, Juliana Dalbem
author_facet Omodei, Juliana Dalbem
Oliveira, Édison Trombeta de
Souza, Marcos Barros de
Santos, Vanderlei Leite dos
author_role author
author2 Oliveira, Édison Trombeta de
Souza, Marcos Barros de
Santos, Vanderlei Leite dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Omodei, Juliana Dalbem
Oliveira, Édison Trombeta de
Souza, Marcos Barros de
Santos, Vanderlei Leite dos
description Este trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Acessibilidade; Educação a Distância.  Accessibility in Objects Learning in EAD: an Analysis on a Course of Expertise AbstractThis work aims to analyze the learning objects offered in two course subjects of specialization in Special Education from the perspective of inclusive education from the perspective of accessibility. The learning objects are reusable digital resources and that help learning some concept. To achieve this purpose a literature search followed by a case study was undertaken. To collect data it was decided to establish categories of analysis, which provided an overview of resources. Data were analyzed qualitatively, step by step each game, and collected data organized in a spreadsheet previously prepared for this purpose. The results showed that although there is a university effort to offer accessibility across the virtual environment and available materials are still needed some adjustments to the learning object to become fully accessible to people with sensory disabilities. However, it is through such initiatives that are possible growth and improvement of accessible educational materials and thus contribute to the permanence of access for all in the distance. Keywords: Learning objects; Accessibility; Distance education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/374
10.18264/eadf.v6i1.374
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/374
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i1.374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/374/159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567906217984