A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Targino, Renata Fernandez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26
Resumo: O artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt.
id USF_143f5aec1e97c1f4d470ccc733144d15
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/26
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidadeO artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/2610.24933/horizontes.v31i1.26Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26/27Targino, Renata Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/26Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.034770Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
title A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
spellingShingle A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
Targino, Renata Fernandez
title_short A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
title_full A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
title_fullStr A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
title_full_unstemmed A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
title_sort A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
author Targino, Renata Fernandez
author_facet Targino, Renata Fernandez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Targino, Renata Fernandez
description O artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26
10.24933/horizontes.v31i1.26
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i1.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26/27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438575124480