A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26 |
Resumo: | O artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt. |
id |
USF_143f5aec1e97c1f4d470ccc733144d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/26 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidadeO artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/2610.24933/horizontes.v31i1.26Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26/27Targino, Renata Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/26Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.034770Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
title |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
spellingShingle |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade Targino, Renata Fernandez |
title_short |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
title_full |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
title_fullStr |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
title_full_unstemmed |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
title_sort |
A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade |
author |
Targino, Renata Fernandez |
author_facet |
Targino, Renata Fernandez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Targino, Renata Fernandez |
description |
O artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26 10.24933/horizontes.v31i1.26 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i1.26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/26/27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438575124480 |