Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Habowski, Adilson Cristiano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conte, Elaine, Flores, Helen Rose Flores de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829
Resumo: O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.
id USF_16bc444d3e23db277dd9743fdd3bb51d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/829
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educaçãoO artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/82910.24933/horizontes.v38i1.829Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200292317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829/444Habowski, Adilson CristianoConte, ElaineFlores, Helen Rose Flores deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/829Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.443480Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
title Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
spellingShingle Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
Habowski, Adilson Cristiano
title_short Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
title_full Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
title_fullStr Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
title_full_unstemmed Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
title_sort Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
author Habowski, Adilson Cristiano
author_facet Habowski, Adilson Cristiano
Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
author_role author
author2 Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Habowski, Adilson Cristiano
Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
description O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829
10.24933/horizontes.v38i1.829
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829/444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020029
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439955050496