Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829 |
Resumo: | O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas. |
id |
USF_16bc444d3e23db277dd9743fdd3bb51d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/829 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educaçãoO artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/82910.24933/horizontes.v38i1.829Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200292317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829/444Habowski, Adilson CristianoConte, ElaineFlores, Helen Rose Flores deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/829Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.443480Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
title |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
spellingShingle |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação Habowski, Adilson Cristiano |
title_short |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
title_full |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
title_fullStr |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
title_sort |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação |
author |
Habowski, Adilson Cristiano |
author_facet |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
description |
O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829 10.24933/horizontes.v38i1.829 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/829/444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020029 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439955050496 |