Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216589 |
Resumo: | O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas. |
id |
UFRGS-2_b06fc2085f277ca3860c976e1ab2d0e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216589 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Habowski, Adilson CristianoConte, ElaineFlores, Helen Rose Flores de2020-12-17T04:09:34Z20200103-7706http://hdl.handle.net/10183/216589001119722O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.The article, based on hermeneutic bases, presents some challenges common to teacher education and outlines decentralized technological projections in education. We start from the following problematizations: How is it feasible to articulate a teacher training for planning with technologies, going beyond technicalities and unidirectional teaching? What challenges do profound transformations bring in the ways of relating to each other in the technological world in education? The results indicate that it is not simply a question of ensuring that technological innovations enter the school culture, but of giving conditions of time for teachers to think, learn from the other and resignify the old, resisting the manufactured teaching and integrating human potentialities.Keywords:Teacher Training; Technologies; Planning.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 38, n. 1 (2020), p. [1-18]Tecnologia da informaçãoEducaçãoTeacher TrainingTechnologiesPlanningFormação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na EducaçãoTeacher training and the limits and possibilities of digital technologies in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119722.pdf.txt001119722.pdf.txtExtracted Texttext/plain47622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/2/001119722.pdf.txt28b51e66350b52c64a9227e4e2a00979MD52ORIGINAL001119722.pdfTexto completoapplication/pdf285333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/1/001119722.pdfa9722715c16b7b4bdcc430356434d5b3MD5110183/2165892020-12-18 05:13:08.568509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-18T07:13:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher training and the limits and possibilities of digital technologies in education |
title |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
spellingShingle |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação Habowski, Adilson Cristiano Tecnologia da informação Educação Teacher Training Technologies Planning |
title_short |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
title_full |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
title_fullStr |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
title_sort |
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação |
author |
Habowski, Adilson Cristiano |
author_facet |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine Flores, Helen Rose Flores de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Educação |
topic |
Tecnologia da informação Educação Teacher Training Technologies Planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Training Technologies Planning |
description |
O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-17T04:09:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216589 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119722 |
identifier_str_mv |
0103-7706 001119722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 38, n. 1 (2020), p. [1-18] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/2/001119722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/1/001119722.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28b51e66350b52c64a9227e4e2a00979 a9722715c16b7b4bdcc430356434d5b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447727356510208 |