(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativo |
id |
USF_263f2b40a0f5fbb69041fc942c677fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1510 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo HorizonteEsta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativoUniversidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/151010.24933/horizontes.v41i1.1510Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230212317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510/725Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila, Isabella Campos FreitasRibeiro, Luiz Paulo2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1510Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
title |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
spellingShingle |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte D'Avila, Isabella Campos Freitas |
title_short |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
title_full |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
title_fullStr |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
title_sort |
(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte |
author |
D'Avila, Isabella Campos Freitas |
author_facet |
D'Avila, Isabella Campos Freitas Ribeiro, Luiz Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Luiz Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Avila, Isabella Campos Freitas Ribeiro, Luiz Paulo |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativo |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510 10.24933/horizontes.v41i1.1510 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510/725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023021 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438469218305 |