(Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila, Isabella Campos Freitas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Luiz Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativo
id USF_263f2b40a0f5fbb69041fc942c677fde
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1510
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo HorizonteEsta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativoUniversidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/151010.24933/horizontes.v41i1.1510Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230212317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510/725Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila, Isabella Campos FreitasRibeiro, Luiz Paulo2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1510Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
title (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
spellingShingle (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
D'Avila, Isabella Campos Freitas
title_short (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
title_full (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
title_fullStr (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
title_full_unstemmed (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
title_sort (Sobre)vivências de docentes lésbicas, gays e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte
author D'Avila, Isabella Campos Freitas
author_facet D'Avila, Isabella Campos Freitas
Ribeiro, Luiz Paulo
author_role author
author2 Ribeiro, Luiz Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Avila, Isabella Campos Freitas
Ribeiro, Luiz Paulo
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes lésbicas, gays e bissexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou, por meio de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, cujas análises aconteceram em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade ‒conscientemente ou não ‒ para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam e, assim, conseguir se manter, com menos impactos, dentro do sistema normativo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510
10.24933/horizontes.v41i1.1510
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510/725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Isabella Campos Freitas D'Avila, Luiz Paulo Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023021
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438469218305