Borboletas em lâmpadas: o coletivo escolar e a subjetivação dos educandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Aparecida dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Berticelli, Ireno Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/796
Resumo: Este artigo visa problematizar os modos pelos quais as culturas contemporâneas vêm significando, por suas manifestações, a expressão da vida. Busca refletir sobre a sociedade e, por extensão, a escola e os modos de subjetivação em que se constituem os indivíduos/educandos, bem como identificar alguns dos fatores condicionantes que determinam a existência de modelos paradigmáticos dominantes em cada época. A análise transita por entre a tênue fissura que demarca a modernidade e a pós-modernidade. Assim, busca identificar seus possíveis fluxos e desdobramentos na sociedade líquida a que se reporta Bauman e a manifesta hegemonia do consumo anunciada na sociedade de consumo por Baudrillard.
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