Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356 |
Resumo: | Este estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa. |
id |
USF_308b6b3a71798916af8be8751624e12e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1356 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação FísicaEste estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.Universidade São Francisco2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/135610.24933/horizontes.v41i1.1356Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230072317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356/710Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Renan SantosBorges, Carlos Nazareno Ferreira2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1356Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
title |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
spellingShingle |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física Furtado, Renan Santos |
title_short |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
title_full |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
title_fullStr |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
title_sort |
Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física |
author |
Furtado, Renan Santos |
author_facet |
Furtado, Renan Santos Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Renan Santos Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
description |
Este estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356 10.24933/horizontes.v41i1.1356 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356/710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023007 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438458732544 |