Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Renan Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Carlos Nazareno Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356
Resumo: Este estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.
id USF_308b6b3a71798916af8be8751624e12e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1356
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação FísicaEste estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.Universidade São Francisco2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/135610.24933/horizontes.v41i1.1356Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230072317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356/710Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Renan SantosBorges, Carlos Nazareno Ferreira2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1356Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
title Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
spellingShingle Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
Furtado, Renan Santos
title_short Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
title_full Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
title_fullStr Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
title_full_unstemmed Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
title_sort Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física
author Furtado, Renan Santos
author_facet Furtado, Renan Santos
Borges, Carlos Nazareno Ferreira
author_role author
author2 Borges, Carlos Nazareno Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Renan Santos
Borges, Carlos Nazareno Ferreira
description Este estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356
10.24933/horizontes.v41i1.1356
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1356/710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023007
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438458732544