Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566 |
Resumo: | Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. |
id |
USF_3121e77d5b783764237b0a1a98e90691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1566 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitosEste artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/156610.24933/horizontes.v41i1.1566Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566/718Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Moraishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Efraim de Alcântara Morais, Marcelo Bezerra de 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1566Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
title |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
spellingShingle |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos Matos, Efraim de Alcântara |
title_short |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
title_full |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
title_fullStr |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
title_full_unstemmed |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
title_sort |
Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos |
author |
Matos, Efraim de Alcântara |
author_facet |
Matos, Efraim de Alcântara Morais, Marcelo Bezerra de |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Marcelo Bezerra de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Efraim de Alcântara Morais, Marcelo Bezerra de |
description |
Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566 10.24933/horizontes.v41i1.1566 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566/718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023015 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438490189824 |