Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Efraim de Alcântara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, Marcelo Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566
Resumo: Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. 
id USF_3121e77d5b783764237b0a1a98e90691
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1566
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitosEste artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/156610.24933/horizontes.v41i1.1566Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566/718Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Moraishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Efraim de Alcântara Morais, Marcelo Bezerra de 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1566Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
title Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
spellingShingle Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
Matos, Efraim de Alcântara
title_short Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
title_full Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
title_fullStr Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
title_full_unstemmed Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
title_sort Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
author Matos, Efraim de Alcântara
author_facet Matos, Efraim de Alcântara
Morais, Marcelo Bezerra de
author_role author
author2 Morais, Marcelo Bezerra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Efraim de Alcântara
Morais, Marcelo Bezerra de
description Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566
10.24933/horizontes.v41i1.1566
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1566/718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023015
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438490189824