Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Aline Graciele
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/178
Resumo: ResumoBaseado em um recorte da pesquisa desenvolvida no programa de mestrado em educação apresentado à Universidade Estadual de Londrina pela autora deste trabalho, o estudo teórico teve como foco apresentar a historicidade da educação profissional abordando o ensino técnico de nível médio. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se constituiu ao longo dos tempos a educação profissional de nível médio? O objetivo foi fazer um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no decorrer da história da educação profissional. Trata-se de um estudo bibliográfico, desenvolvido no modelo descritivo com base principalmente em Cunha (2005, 2000), Manfredi (2002) e Santos (2011). Evidenciou-se que a história do ensino técnico de nível médio foi marcada por momentos de valorização e de desvalorização produzidos conforme o momento político/econômico que o país apresentava, com políticas públicas fragmentadas movidas pelos interesses capitalistas.Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Ensino técnico.Middle level of technical education: the prestigious and oblivion for switching during the history of vocational education in BrazilAbstractBased on part of a research conducted in the master's program in education presented to the State University of Londrina by the author of this work , the theoretical study focused on presenting the historicity of professional education covering the mid-level technical education. We sought to answer the following problem: How constituted over time vocational high school education? The goal was a historical survey of mid-level technical education throughout the history of vocational education. This is a bibliographic study over the descriptive model based mainly in Cunha (2005 , 2000), Manfredi (2002 ) and Santos (2011) . It was evident that the history of mid-level technical education was marked by moments of appreciation and devaluation produced as political / economic times that the country had , with piecemeal policies driven by capitalist interests .Key words: History of Education; Vocational Education; Technical education.
id USF_38c637d7ae602d8d95e2b24d11f346e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/178
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no BrasilHistória da EducaçãoEducação ProfissionalEnsino técnicoResumoBaseado em um recorte da pesquisa desenvolvida no programa de mestrado em educação apresentado à Universidade Estadual de Londrina pela autora deste trabalho, o estudo teórico teve como foco apresentar a historicidade da educação profissional abordando o ensino técnico de nível médio. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se constituiu ao longo dos tempos a educação profissional de nível médio? O objetivo foi fazer um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no decorrer da história da educação profissional. Trata-se de um estudo bibliográfico, desenvolvido no modelo descritivo com base principalmente em Cunha (2005, 2000), Manfredi (2002) e Santos (2011). Evidenciou-se que a história do ensino técnico de nível médio foi marcada por momentos de valorização e de desvalorização produzidos conforme o momento político/econômico que o país apresentava, com políticas públicas fragmentadas movidas pelos interesses capitalistas.Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Ensino técnico.Middle level of technical education: the prestigious and oblivion for switching during the history of vocational education in BrazilAbstractBased on part of a research conducted in the master's program in education presented to the State University of Londrina by the author of this work , the theoretical study focused on presenting the historicity of professional education covering the mid-level technical education. We sought to answer the following problem: How constituted over time vocational high school education? The goal was a historical survey of mid-level technical education throughout the history of vocational education. This is a bibliographic study over the descriptive model based mainly in Cunha (2005 , 2000), Manfredi (2002 ) and Santos (2011) . It was evident that the history of mid-level technical education was marked by moments of appreciation and devaluation produced as political / economic times that the country had , with piecemeal policies driven by capitalist interests .Key words: History of Education; Vocational Education; Technical education.Universidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17810.24933/horizontes.v32i2.178Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/178/61Mendonça, Aline Gracieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/178Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.670063Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
title Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
spellingShingle Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
Mendonça, Aline Graciele
História da Educação
Educação Profissional
Ensino técnico
title_short Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
title_full Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
title_fullStr Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
title_full_unstemmed Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
title_sort Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
author Mendonça, Aline Graciele
author_facet Mendonça, Aline Graciele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Aline Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação Profissional
Ensino técnico
topic História da Educação
Educação Profissional
Ensino técnico
description ResumoBaseado em um recorte da pesquisa desenvolvida no programa de mestrado em educação apresentado à Universidade Estadual de Londrina pela autora deste trabalho, o estudo teórico teve como foco apresentar a historicidade da educação profissional abordando o ensino técnico de nível médio. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se constituiu ao longo dos tempos a educação profissional de nível médio? O objetivo foi fazer um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no decorrer da história da educação profissional. Trata-se de um estudo bibliográfico, desenvolvido no modelo descritivo com base principalmente em Cunha (2005, 2000), Manfredi (2002) e Santos (2011). Evidenciou-se que a história do ensino técnico de nível médio foi marcada por momentos de valorização e de desvalorização produzidos conforme o momento político/econômico que o país apresentava, com políticas públicas fragmentadas movidas pelos interesses capitalistas.Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Ensino técnico.Middle level of technical education: the prestigious and oblivion for switching during the history of vocational education in BrazilAbstractBased on part of a research conducted in the master's program in education presented to the State University of Londrina by the author of this work , the theoretical study focused on presenting the historicity of professional education covering the mid-level technical education. We sought to answer the following problem: How constituted over time vocational high school education? The goal was a historical survey of mid-level technical education throughout the history of vocational education. This is a bibliographic study over the descriptive model based mainly in Cunha (2005 , 2000), Manfredi (2002 ) and Santos (2011) . It was evident that the history of mid-level technical education was marked by moments of appreciation and devaluation produced as political / economic times that the country had , with piecemeal policies driven by capitalist interests .Key words: History of Education; Vocational Education; Technical education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/178
10.24933/horizontes.v32i2.178
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/178
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/178/61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438951563264