A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scortegagna, Paola Andressa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca de Souza, Isadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910
Resumo: A presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.
id USF_3afb0f9a2e81c9807e14c98faf8c74f8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/910
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e AdultosA presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91010.24933/horizontes.v38i1.910Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200402317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910/483Scortegagna, Paola AndressaFonseca de Souza, Isadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/910Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.758352Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
title A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
Scortegagna, Paola Andressa
title_short A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
title_full A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
title_sort A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
author Scortegagna, Paola Andressa
author_facet Scortegagna, Paola Andressa
Fonseca de Souza, Isadora
author_role author
author2 Fonseca de Souza, Isadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scortegagna, Paola Andressa
Fonseca de Souza, Isadora
description A presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910
10.24933/horizontes.v38i1.910
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910/483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020040
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440235020288