Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23482
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23482
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
id UNB_2227aa5fa95f3e9cf15fa885be2e3e9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23482
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultosIdentidade (Psicologia)Self (Psicologia)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.Este estudo teve por objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram desta pesquisa quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Realizamos duas sessões de entrevista, uma aberta e uma episódica, seguida por narrativa mediada por um objeto ou fotografia. Após participação das entrevistas, foi solicitado aos participantes que escrevessem por e-mail duas cartas, uma sobre o Ser Docente da EJA e outra no posicionamento de Secretário de Educação. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi considerada como um único texto. Todas as informações, construídas por entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Os participantes da pesquisa demonstraram-se dialógicos apresentando ambivalências e orientação para mudanças e, também por vezes, monológicos expressando-se como unitários e fechados às mudanças. Concluímos que a produção da identidade docente e profissional na Educação de Jovens e Adultos nos primeiros anos de docência é marcada por conflitos, medos, incertezas e expectativas para o futuro, relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente, e uma educação mais significativa para o outro e para si, mediada pelas multiplicidades dos eus, pelos contextos de interação e pela negociação entre as forças centrípetas e centrífugas, que desencadeiam ambivalências nas interpretações de si, do outro e mundo.This study aims at analysing teachers´ identity production in Adult Education of teachers from Brasília and Aracaju, Brazil, that are in the first years of professional experience. Four public school teachers took part in two individual interviews sessions - one open-ended and the other episodic, followed by an interview mediated by objects or photographs. It was required to them write two letter about how is to be teacher in Adult Education and as if they were in charge of the educational system. Data were transcribed and submitted to a dialogical thematic and pragmatic analyses. The results suggest that the teaching identity production was built in three main central themes: family, academic education and job market. Research subjects indicated to be both dialogical, presenting ambivalences and orientation to changes, and sometimes monological, expressing themselves as closed to changes. We conclude that the teaching identity production in the EJA in the first years of professional experience is underlined by conflicts, fears, uncertainty and future expectation , related to the teaching education formation, news opportunities of teaching jobs and to a more meaningful education to the other and themselves, mediated by the multiplicity of the self, by interaction contexts and by tensions between the centripetal and centrifugal forces that develop ambivalences in interpretations related to the self, the other and the world.Barbato, Silviane BonaccorsiGois, Danyelle Natacha dos Santos2017-05-10T13:11:32Z2017-05-10T13:11:32Z2017-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOIS, Danyelle Natacha dos Santos. Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos. 2017. xv, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23482http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23482A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/23482Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
title Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
spellingShingle Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Educação de jovens e adultos
Identidade (Psicologia)
Self (Psicologia)
title_short Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
title_full Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
title_fullStr Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
title_sort Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
author Gois, Danyelle Natacha dos Santos
author_facet Gois, Danyelle Natacha dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Danyelle Natacha dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Identidade (Psicologia)
Self (Psicologia)
topic Educação de jovens e adultos
Identidade (Psicologia)
Self (Psicologia)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10T13:11:32Z
2017-05-10T13:11:32Z
2017-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOIS, Danyelle Natacha dos Santos. Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos. 2017. xv, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23482
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23482
identifier_str_mv GOIS, Danyelle Natacha dos Santos. Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos. 2017. xv, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23482
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508392057667584