Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1346 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender como ocorreu o ensino de Educação Física em Escolas Normais brasileiras entre 1945 e 1964 e os panoramas das produções, das temáticas e das principais abordagens teórico-metodológicas de investigações científicas que tratam do período. Foram consultados os anos de 2014 a 2019 nos bancos de dados da BDTD, da Capes e as principais associações da área da educação. A metodologia foi abalizada em Gil e dividida em 3 etapas de leitura: exploratória, seletiva e interpretativa. Os indícios apontam que o ensino de Educação Física era delimitado pelas ginásticas ‒ por suas características biológicas e científicas -, que usavam movimentos suaves, predominantes ao longo da década de 1940. Contudo, os esportes ganham maior espaço nas aulas ao longo dos anos 1950. |
id |
USF_40a1b420ffba79db8f6220ec868dd5b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1346 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”O estudo objetiva compreender como ocorreu o ensino de Educação Física em Escolas Normais brasileiras entre 1945 e 1964 e os panoramas das produções, das temáticas e das principais abordagens teórico-metodológicas de investigações científicas que tratam do período. Foram consultados os anos de 2014 a 2019 nos bancos de dados da BDTD, da Capes e as principais associações da área da educação. A metodologia foi abalizada em Gil e dividida em 3 etapas de leitura: exploratória, seletiva e interpretativa. Os indícios apontam que o ensino de Educação Física era delimitado pelas ginásticas ‒ por suas características biológicas e científicas -, que usavam movimentos suaves, predominantes ao longo da década de 1940. Contudo, os esportes ganham maior espaço nas aulas ao longo dos anos 1950.Universidade São Francisco2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/134610.24933/horizontes.v41i1.1346Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230062317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1346/709Copyright (c) 2023 Cristian Giacomoni, José Edimar de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiacomoni, CristianSouza, José Edimar de2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1346Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
title |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
spellingShingle |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” Giacomoni, Cristian |
title_short |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
title_full |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
title_fullStr |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
title_full_unstemmed |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
title_sort |
Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento” |
author |
Giacomoni, Cristian |
author_facet |
Giacomoni, Cristian Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Edimar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomoni, Cristian Souza, José Edimar de |
description |
O estudo objetiva compreender como ocorreu o ensino de Educação Física em Escolas Normais brasileiras entre 1945 e 1964 e os panoramas das produções, das temáticas e das principais abordagens teórico-metodológicas de investigações científicas que tratam do período. Foram consultados os anos de 2014 a 2019 nos bancos de dados da BDTD, da Capes e as principais associações da área da educação. A metodologia foi abalizada em Gil e dividida em 3 etapas de leitura: exploratória, seletiva e interpretativa. Os indícios apontam que o ensino de Educação Física era delimitado pelas ginásticas ‒ por suas características biológicas e científicas -, que usavam movimentos suaves, predominantes ao longo da década de 1940. Contudo, os esportes ganham maior espaço nas aulas ao longo dos anos 1950. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1346 10.24933/horizontes.v41i1.1346 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1346 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1346/709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristian Giacomoni, José Edimar de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cristian Giacomoni, José Edimar de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023006 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438455586816 |