Reflexões arqueológicas sobre a questão da aprendizagem em Paulo Freire: achados enunciativos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1022 |
Resumo: | Este artigo registra uma análise arqueológica do discurso da aprendizagem e de seus usos no dizer pedagógico freireano, baseada nas noções de aprendizagem, de discurso e de enunciado. O texto-fonte foi o livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (FREIRE, 1997). A análise encontrou um conjunto de assertivas que informam o enunciado da aprendizagem em Paulo Freire. Três séries enunciativas foram identificadas como constitutivas da tessitura discursiva da aprendizagem em Paulo Freire: o aprender como algo que se realiza naturalmente no cotidiano; o aprender como uma experiência vital de todos os seres vivos; e o aprender como uma questão conexa. Conclui-se que em Paulo Freire a aprendizagem articula a prática educativa e a formação humana como aspectos enunciativamente implicados. Palavras-chave: Aprendizagem; discurso; Paulo Freire. |
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Reflexões arqueológicas sobre a questão da aprendizagem em Paulo Freire: achados enunciativosEste artigo registra uma análise arqueológica do discurso da aprendizagem e de seus usos no dizer pedagógico freireano, baseada nas noções de aprendizagem, de discurso e de enunciado. O texto-fonte foi o livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (FREIRE, 1997). A análise encontrou um conjunto de assertivas que informam o enunciado da aprendizagem em Paulo Freire. Três séries enunciativas foram identificadas como constitutivas da tessitura discursiva da aprendizagem em Paulo Freire: o aprender como algo que se realiza naturalmente no cotidiano; o aprender como uma experiência vital de todos os seres vivos; e o aprender como uma questão conexa. Conclui-se que em Paulo Freire a aprendizagem articula a prática educativa e a formação humana como aspectos enunciativamente implicados. Palavras-chave: Aprendizagem; discurso; Paulo Freire.Universidade São Francisco2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/102210.24933/horizontes.v38i1.1022Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200562317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1022/505Carlos, Erenildo JoãoVicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1022Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.066828Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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