INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Erenildo João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764
Resumo: Este ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana.
id UFMA-5_8919193f50451dcf265b67c5185c8f2c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12764
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AADDiscursoPedagógicoEducaçãoFormação humanaA questão pedagógicaEste ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise arqueológica do discursoapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1276410.18764/2178-2229v28n3.202154Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 445-4742178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/9652http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10634http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10635Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Erenildo JoãoVicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares2021-12-15T14:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12764Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.552191Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
title INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
spellingShingle INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
Carlos, Erenildo João
Discurso
Pedagógico
Educação
Formação humana
A questão pedagógica
title_short INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
title_full INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
title_fullStr INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
title_full_unstemmed INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
title_sort INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
author Carlos, Erenildo João
author_facet Carlos, Erenildo João
Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares
author_role author
author2 Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Erenildo João
Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Pedagógico
Educação
Formação humana
A questão pedagógica
topic Discurso
Pedagógico
Educação
Formação humana
A questão pedagógica
description Este ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise arqueológica do discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764
10.18764/2178-2229v28n3.202154
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/9652
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10634
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 445-474
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880416514048