Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emilene Coco dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Ivone Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/692
Resumo: Este trabalho analisou as possibilidades do uso de meios auxiliares e caminhos alternativos na intervenção pedagógica realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental que tinha, entre seus alunos, um menino com autismo. Utilizou, como suporte teórico, a perspectiva histórico-cultural. Constatou que as ações diferenciadas da prática pedagógica se orientaram em duas direções: aspectos organizativos da escola, que procuravam garantir os apoios necessários ao professor regente e ao aluno; ações voltadas especificamente para os processos de ensino e de aprendizagem. Concluiu que investir em ações diversificadas, em colaboração intensiva com a criança e significativas para ela, é um caminho importante para tracionar seu desenvolvimento cultural.
id USF_4565337c517cc20ebbf06ac7af976782
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/692
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógicaEste trabalho analisou as possibilidades do uso de meios auxiliares e caminhos alternativos na intervenção pedagógica realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental que tinha, entre seus alunos, um menino com autismo. Utilizou, como suporte teórico, a perspectiva histórico-cultural. Constatou que as ações diferenciadas da prática pedagógica se orientaram em duas direções: aspectos organizativos da escola, que procuravam garantir os apoios necessários ao professor regente e ao aluno; ações voltadas especificamente para os processos de ensino e de aprendizagem. Concluiu que investir em ações diversificadas, em colaboração intensiva com a criança e significativas para ela, é um caminho importante para tracionar seu desenvolvimento cultural.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/69210.24933/horizontes.v36i3.692Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 121-1332317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/692/309Santos, Emilene Coco dosOliveira, Ivone Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/692Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.915589Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
title Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
spellingShingle Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
Santos, Emilene Coco dos
title_short Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
title_full Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
title_fullStr Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
title_full_unstemmed Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
title_sort Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
author Santos, Emilene Coco dos
author_facet Santos, Emilene Coco dos
Oliveira, Ivone Martins de
author_role author
author2 Oliveira, Ivone Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emilene Coco dos
Oliveira, Ivone Martins de
description Este trabalho analisou as possibilidades do uso de meios auxiliares e caminhos alternativos na intervenção pedagógica realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental que tinha, entre seus alunos, um menino com autismo. Utilizou, como suporte teórico, a perspectiva histórico-cultural. Constatou que as ações diferenciadas da prática pedagógica se orientaram em duas direções: aspectos organizativos da escola, que procuravam garantir os apoios necessários ao professor regente e ao aluno; ações voltadas especificamente para os processos de ensino e de aprendizagem. Concluiu que investir em ações diversificadas, em colaboração intensiva com a criança e significativas para ela, é um caminho importante para tracionar seu desenvolvimento cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/692
10.24933/horizontes.v36i3.692
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/692
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/692/309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 121-133
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439823978496