Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739 |
Resumo: | O objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador. |
id |
USF_48645c4984a30c0d040a619eddff9c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/739 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistasO objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador.Universidade São Francisco2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/73910.24933/horizontes.v37i0.739Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190452317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739/387Ferreira Espanhol, Denis GuilhermeSieiro Fernandes, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/739Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.816895Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
title |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
spellingShingle |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas Ferreira Espanhol, Denis Guilherme |
title_short |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
title_full |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
title_fullStr |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
title_full_unstemmed |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
title_sort |
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas |
author |
Ferreira Espanhol, Denis Guilherme |
author_facet |
Ferreira Espanhol, Denis Guilherme Sieiro Fernandes, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Sieiro Fernandes, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Espanhol, Denis Guilherme Sieiro Fernandes, Renata |
description |
O objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739 10.24933/horizontes.v37i0.739 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739/387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019045 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439849144320 |