Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Espanhol, Denis Guilherme
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sieiro Fernandes, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739
Resumo: O objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador.
id USF_48645c4984a30c0d040a619eddff9c66
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/739
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistasO objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador.Universidade São Francisco2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/73910.24933/horizontes.v37i0.739Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190452317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739/387Ferreira Espanhol, Denis GuilhermeSieiro Fernandes, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/739Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.816895Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
title Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
spellingShingle Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
Ferreira Espanhol, Denis Guilherme
title_short Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
title_full Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
title_fullStr Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
title_full_unstemmed Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
title_sort Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
author Ferreira Espanhol, Denis Guilherme
author_facet Ferreira Espanhol, Denis Guilherme
Sieiro Fernandes, Renata
author_role author
author2 Sieiro Fernandes, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Espanhol, Denis Guilherme
Sieiro Fernandes, Renata
description O objetivo é apresentar e analisar o teatro narrativo como prática de educação não formal a partir das experiências dos jovens alunos ocupacionistas. A linguagem do Teatro Narrativo é um caminho formativo inserido em um contexto de educação não formal. A pesquisa é qualitativa, descritiva e analítica e é do tipo participante contando com ações interventivas. A amostra de sujeitos conta com cinco jovens ocupacionistas na cidade de Santa Bárbara D’Oeste-SP e a técnica para a construção dos dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. Soma-se a amostragem cinco atores, que representaram cada um dos jovens na ação interventiva teatral. O material construído com os jovens e pelos atores foi utilizado para a criação da dramaturgia da peça intitulada “Educação Ocupada”. Os dados foram analisados a partir dos conceitos de aprendizagem, narrativa, experiência e educação não formal. As categorias de análise que emergiram dos dados foram: a) poder de ação coletivo, b) lutar por direitos, c) insurgência, d) autonomia e maturidade, e) auto-organização e f) união. O referencial de ancoragem se baseia em Walter Benjamin, Luis Alberto de Abreu, Augusto Boal, Renata Sieiro Fernandes, Valéria A. Garcia entre outros. Conclui-se que a experiência narrativa dos jovens por meio do exercício de uma linguagem artística, no campo da educação não formal, torna-se ferramenta de formação, reflexão, questionamento e aprendizado para jovens, atores e público espectador.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739
10.24933/horizontes.v37i0.739
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/739/387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019045
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439849144320