Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1380 |
Resumo: | Este artigo destinou-se a compreender como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem conduzido o processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia da covid-19, voltado ao atendimento educacional dos estudantes universitários com deficiência. Configura-se como pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista flexível, complementada por documentos que regulamentam a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), realizada com os dois coordenadores do Núcleo. Os dados foram analisados a partir das orientações metodológicas da Análise da Conversão (AC). Como síntese dos resultados, pode-se constatar os desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) no processo de ensino e aprendizagem da população estudantil pesquisada e o empenho da equipe do Nace em garantir a acessibilidade e a inclusão educacional. |
id |
USF_4ec2cfd015ec54b49511cbb2dcd11217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1380 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de PernambucoEste artigo destinou-se a compreender como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem conduzido o processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia da covid-19, voltado ao atendimento educacional dos estudantes universitários com deficiência. Configura-se como pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista flexível, complementada por documentos que regulamentam a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), realizada com os dois coordenadores do Núcleo. Os dados foram analisados a partir das orientações metodológicas da Análise da Conversão (AC). Como síntese dos resultados, pode-se constatar os desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) no processo de ensino e aprendizagem da população estudantil pesquisada e o empenho da equipe do Nace em garantir a acessibilidade e a inclusão educacional.Universidade São Francisco2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/138010.24933/horizontes.v40i1.1380Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220802317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1380/699Copyright (c) 2022 Fabíola Monica da Silva Gonçalves, Thays Suelen de Morais Pereira Fernandes, Marina Lins de Carvalho Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Fabíola Monica da SilvaFernandes, Thays Suelen de Morais Pereira Rocha, Marina Lins de Carvalho2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1380Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.560336Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
title |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
spellingShingle |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco Gonçalves, Fabíola Monica da Silva |
title_short |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
title_full |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
title_fullStr |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
title_sort |
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco |
author |
Gonçalves, Fabíola Monica da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Fabíola Monica da Silva Fernandes, Thays Suelen de Morais Pereira Rocha, Marina Lins de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Thays Suelen de Morais Pereira Rocha, Marina Lins de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Fabíola Monica da Silva Fernandes, Thays Suelen de Morais Pereira Rocha, Marina Lins de Carvalho |
description |
Este artigo destinou-se a compreender como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem conduzido o processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia da covid-19, voltado ao atendimento educacional dos estudantes universitários com deficiência. Configura-se como pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista flexível, complementada por documentos que regulamentam a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), realizada com os dois coordenadores do Núcleo. Os dados foram analisados a partir das orientações metodológicas da Análise da Conversão (AC). Como síntese dos resultados, pode-se constatar os desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) no processo de ensino e aprendizagem da população estudantil pesquisada e o empenho da equipe do Nace em garantir a acessibilidade e a inclusão educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1380 10.24933/horizontes.v40i1.1380 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1380 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1380/699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022080 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440782376960 |